Conheça 6 benefícios do chá preto

O chá preto também oferece uma grande variedade de benefícios à saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Ele vem da planta Camellia Sinensis e, geralmente, é misturado a outras plantas para diferentes sabores. Tem um gosto forte e possui mais cafeína que outros chás, porém ainda menos que o café propriamente dito.

(Reprodução/iStock) 

O chá preto também oferece uma grande variedade de benefícios à saúde, uma vez que contém antioxidantes e compostos que podem ajudar na redução de inflamações no corpo. A Casa Madeira, empresa do Grupo Famiglia Valduga, apresenta a seguir alguns destes benefícios. Confira!

1 - Ajuda a emagrecer: principalmente pela presença da cafeína, substância que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura. Outro ponto importante é que a bebida apresenta substâncias antioxidantes, ajudando na redução do apetite e na diminuição de gorduras no organismo.

2 - Protege o cérebro: a degeneração do cérebro é um processo natural que acontece, em geral, por inflamações e pela oxidação das células cerebrais causadas por radicais livres. Por ter polifenóis, o chá-preto age neutralizando este problema. Sua potente ação antioxidante é a responsável por proteger o cérebro e outros órgãos, como a pele. Além disso, a cafeína presente em altos níveis aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e estimula a atenção e a concentração.

3 – Controla o colesterol: o consumo regular de chá preto ajuda a controlar o colesterol, graças aos polifenóis presentes na bebida. Além disso, a cafeína tem influência na dilatação dos vasos sanguíneos e evita ataques cardíacos, por exemplo.

4 – Combate vírus: os taninos presentes no chá preto garantem a saúde do sistema digestivo e ainda têm a capacidade de combater vírus como os responsáveis pela gripe, disenteria e hepatite. Além disso, a bebida tem efeito antibacteriano.

5 – Reduz incidência de tumores: a catequina, por exemplo, ajuda a reduzir a incidência de tumores e o desenvolvimento de doenças como o câncer. O chá também contém antígenos, substâncias que elevam a imunidade do corpo e diminuem a frequência do aparecimento de problemas de saúde.

6 – Estimula órgãos vitais: a cafeína do chá preto funciona como um estimulante e pode servir como substituto do café. Além disso, existe uma substância encontrada apenas no chá: a teofilina. Este composto estimula o sistema respiratório, rins e coração, mantendo o organismo saudável e com bastante energia.

O chá preto pode ser consumido quente ou frio, de preferência entre as refeições. Isso porque algumas substâncias presentes na bebida atrapalham a absorção de certos nutrientes, como o ferro. Também não é recomendado ingerir o chá durante a noite, pois a cafeína pode dificultar o sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES