Conheça 8 animais que bebem sangue para sobreviver

O percevejo, se alimenta de sangue, e gosta de atacar as pessoas

Conheça 8 animais que bebem sangue para sobreviver | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando falamos de animais hematófagos, ou seja, que vivem de sangue lembramos logo do morcego. Mas fique sabendo que existem outros seres que tomam o sangue para viver.

Para saber mais, criamos uma lista com o nome de oito animais que se alimentam de sangue. Confira:

1. Carrapato

Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Depois o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro.

2. Morcego

O animal rasga a pele dos bichos com os dentes e se alimenta do sangue que escorre, parando só quando estiver satisfeito!

3. Percevejos

Gosta de atacar as pessoas enquanto dormem, por isso são comuns em camas, colchões e estofados, como sugere o nome popular. Após a proibição do inseticida DDT, esse bicho voltou a ser uma praga comum em muitos países.

4. Piolhos

O grupo conhecido como Phthiraptera engloba cerca de 5.000 espécies, entre os quais estão os famosos Pediculus humanus, que gosta de ficar na cabeça, e o Phtirus pubis, que prefere o púbis. Além de sangue, eles apreciam bons restos de pelos, cabelos e pele.

5. Pernilongo

Conhecidos como pernilongos, mosquitos do gênero Culex atacam principalmente no verão, escolhendo suas vítimas pelo cheiro.

6. Lampreia-do-mar (o peixe vampiro)

A lampreia fixa a boca, dotada de uma espécie de ventosa, no corpo do peixe, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes (a língua também tem dentes) e vaio sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.

7. Peixe vampiro

Ele é um peixe de 18 centímetros encontrado no Rio Amazonas que. Esse peixe é atraído pelo odor da urina, entra na uretra de homens e mulheres para sugar seu sangue e só pode ser arrancado de lá com cirurgia.

8. Sanguessuga

A sanguessuga tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que usa para cortar a pele de suas vítimas. Suas glândulas salivares secretam substâncias anticoagulantes (hirundina) para prolongar a hemorragia, vasodilatadoras e um anestésico local (para evitar que o animal atingido perceba sua presença).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES