Conheça a diferença entre torção, luxação, contusão e fratura

Saber a diferença é importante para um melhor diagnóstico e tratamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando alguém se machuca é comum a dúvida sobre que tipo de problema o trauma desencadeou, já que é difícil saber qual a diferença entre torção, luxação, contusão e fratura. Dito isto, para acabar de vez com todas as questões que envolvem este assunto, o ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo, Dr. Rafael da Rocha Macedo, explica abaixo cada umas dessas lesões, seus sintomas e tratamentos. As informações são do Noticias ao Minuto.

Contusão - É considerado pelo especialista o menos grave, pois é o resultado de uma pancada que pode vir acompanhada de hematoma, dores e inchaço. Porém, não conta com cortes em tecidos moles, que são formados por vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e nervos. O problema pode ser resolvido com repouso, compressa de gelo sobre o local para diminuir o desconforto.

Torção - Este problema, que também causa dor, inchaço, hematomas e até dificuldade para caminhar, é caracterizado pela ruptura total, parcial ou estiramento do ligamento de uma articulação, que são estruturas elásticas que unem um osso a outro. O tratamento pode ser feito com repouso, uso de medicamentos, uso de gesso ou atadura para imobilizar a região e, em casos graves, intervenção cirúrgica.

Luxação - Caracterizada por uma lesão em que a articulação é tirada de sua posição normal, a luxação é uma urgência ortopédica, pois quando a cartilagem do local é danificada aumenta-se o risco de uma degeneração da articulação afetada, conhecida como artrose. "Este problema pode ocorrer após quedas, acidente automobilístico ou devido à frouxidão nos ligamentos articulares. Seu tratamento é feito com o posicionamento do osso no lugar feito pelo ortopedista, imobilização da região, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia para posicionamento ósseo", explica Macedo.

Fratura - O problema é causado após trauma que leva a quebra do osso, desencadeando dor forte, inchaços e hematomas. A fratura pode ser considerada fechada, quando o osso não é evidenciado, ou aberta, quando existe abertura da pele. Este também é um caso de emergência ortopédica, já que o problema pode causar complicações sérias à saúde do indivíduo, que vão desde danos aos vasos sanguíneos, aos nervos, infecções no osso, entre outros problemas, que podem colocar em risco a vida do paciente. O tratamento para alívio da dor e o controle de seus depende muito do tipo da fratura e do osso acometido, pode variar desde imobilização do seguimento até procedimentos cirúrgicos para o restabelecimento da anatomia normal.

Vale lembrar que independente do tipo de problema o ideal é sempre procurar a opinião de um especialista. "Atualmente, existem inúmeras opções de tratamentos que possibilitam uma rápida recuperação do paciente, mas para isso é essencial ter um diagnóstico preciso da enfermidade e começar com o método adequado para cada situação", finaliza o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES