Conheça a doença das meninas-bonecas que não crescem nunca

Elas são tão minúsculas que mais parecem irreais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elas parecem bonecas de verdade, são pequeninas, sensíveis e sofrem com uma doença em comum: o nanismo primordial. Já ouviu falar nessa anomalia? Se não, e é provável que não mesmo, você vai ter a oportunidade de conhecer hoje uma das doenças mais raras do mundo e ver o que ela faz com o corpo das chamadas meninas-bonecas.

As meninas-bonecas ou anãs primordiais são tão minúsculas que mais parecem irreais, um pequeno e bem detalhado brinquedinho. Mas, por trás desses rostinhos minúsculos estão pessoas condenadas a nunca crescer, em qualquer fase de suas vidas.

Somente 100 indivíduos no mundo sofrem com a mesma doenças das meninas-bonecas. E, ao contrário dos casos mais comuns de nanismo, o problema das meninas-bonecas não se trata de uma herança genética.

Na verdade, o nanismo primordial trata-se de uma insuficiência na glândula pituitária, responsável pela produção do hormônio do crescimento. Isso faz com que não haja tratamentos para o problemas, pelo menos não até agora. Nem mesmo a reposição hormonal, conhecido como tratamento para o crescimento, foi eficiente no caso dos anões primordiais.

Com as meninas-bonecas, aliás, embora exista um pequeno crescimento proporcional do corpo, como cabeça, tronco, membros e órgãos; nenhuma delas deve ter mais de 1 m de altura (quando muito), durante a vida adulta. No nascimento, por exemplo, elas apresentaram, em média, um pouco mais de 20 cm de altura e não mais de 1kg e alguns gramas de peso; enquanto os bebês comuns, em média, nascem com 50 cm e pesam 3kg.

Conheça as incríveis meninas-bonecas:

Kristin Riley – 33 anos, 91 cm

Não é à toa que ela está na lista das meninas-bonecas. Aos 33 anos, Kristin parece uma bonequinha e é considerada uma das anãs primordiais mais velhas que se tem notícia. Conforme seus pais, a pequena começou a apresentar algumas dificuldades depois dos 3 anos de idade, por causa do atraso em seu desenvolvimento.

Mas, assim que a família descobrir sobre a condição de Kristin, todos decidiram fazer o possível para que ela tivesse uma vida normal. Hoje em dia, apesar da estatura chamar atenção pelas ruas, ela é totalmente independente, dirige um carro adaptado e já concluiu a faculdade. Em 2001 Kristin chegou a atuar no filme Oz, o Grande e Poderoso.

Kenadie Jourdin-Bromley – 13 anos, 83 cm

Outra das meninas-bonecas de nossa lista é a pequena canadense Kenadie. Conforme os pais da garota, ela nasceu com um pouco mais de 1 kg e com apenas 22 cm. Na época, eles ficaram desesperados, até descobrir que a filha também não cresceria muito ao longo da vida.

Charlotte Garside – 8 anos, 68 cm

Outro dos incríveis casos de meninas-bonecas pelo mundo é o de Charlotte. Ela tem 8 anos de idade e, mesmo assim, tem mesma altura (e uma estrutura até um pouco mais raquítica) que uma crianças de 3 anos de idade. Ela pesa um pouco mais de 4 kg.

De acordo com os pais da pequena, ela nasceu com apenas 20 cm de altura e, por causa do peso muito baixo, precisou ficar 14 semanas numa encubadora, até ficar forte o suficiente para ir para a casa. O mais incrível de tudo é que o nanismo primordial é uma doença tão rara que os médicos só descobriram o que ela tinha com 1 ano de idade, mesmo com toda a estrutura frágil e diminuta que Charlotte sempre apresentou.

Charlotte, hoje em dia, é tratada como a menor criança do mundo. Para você ter noção do quanto ela é pequena, suas roupas são do tamanho de roupas para recém-nascidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES