Conheça a teoria que rodeia a morte do Presidente Tancredo Neves - Tancredo no poder não era interessante

Ao staff no poder no período não era nenhum pouco interessante a eleição e posse de Tancredo. - Tancredo no poder não era interessante

Slide 1 de 5
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tancredo no poder não era interessante

Tancredo Neves, primeiro Presidente da República civil depois de duas décadas de governo militar, iria tomar posse no dia 15 de março de 1985, porém algumas horas antes de sua posse, quando participava de uma missa na Catedral de Brasília, Tancredo foi hospitalizado vindo a falecer trinta e oito dias depois em 21 de Abril, sendo sucedido no poder pelo seu vice José Sarney. 

Tecnicamente, se Tancredo tivesse morrido antes da posse, teria de haver outra eleição, contudo, transcorrida a data da posse, como aconteceu o vice poderia assumir a Presidência da República. Tancredo embora idoso, com 75 anos,  e eleito para ficar no poder por dois anos, num mandato de transição e convocar eleições diretas, não era o candidato dos militares que o antecederam no poder e declarações sua antes de ser eleito de que daria calote na dívida externa incomodavam os Estados Unidos da América, que apoiava o governo militar.

O General Newton Cruz, comandante do militar do Planalto antes da eleição de Tancredo no governo do General Figueiredo, declarou em entrevista à TV Cultura que Paulo Maluf, rival político de Tancredo e candidato preferido pelos militares, sugeriu a ele que dessem um golpe de estado se Tancredo Neves fosse o candidato eleito, isso seis meses antes da eleição pelo colégio eleitoral. Resumindo, ao staff no poder no período não era nenhum pouco interessante a eleição e posse de Tancredo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES