Conheça as sete igrejas mais visitadas do mundo

Elas são as mais famosas construções católicas

Catedral de Santa Sofia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As construções para dedicação religiosa, mais conhecidas como igrejas, são símbolos de algo muito maior do que se vê. Em cada parede, bifurcação e ladrilho, é possível sentir as energias que muitas pessoas depositam para se encontrar com a divindade e com o desconhecido (ou conhecido, dependendo do ponto de vista filosófico). 

No entanto, também é importante ressaltar que os templos religiosos representam um instrumento concreto de poder político ao longo dos tempos. Ou seja, as construções foram e são utilizadas como um meio para projetar a autoridade real. Está vendo que é muito mais complexo do que parece? As igrejas mais famosas do mundo só são realmente famosas pelos processos históricos que as compõem.

1. Basílica do Santo Sepulcro

É denominada como a Igreja da Ressurreição porque se acredita que ela foi construída na terra onde Jesus foi crucificado e ressuscitado. Situada dentro de Jerusalém, a "Igreja do Santo Sepulcro" foi construída pela primeira geração de cristãos e é um dos locais mais sagrados do cristianismo. Todos se sentem atraídos pela igreja, tanto peregrinos religiosos, quanto turistas comuns.

2. Catedral de Santa Sofia

Mais do que tudo, a Catedral de Santa Sofia é uma monumento arquitetônico espetacular. Octaviano Mancini projetou esta obra de arte em forma de templo, que inclusive é considerada uma das igrejas mais famosas do mundo. O nome deriva de "Sophia", em referência ao seu significado: conhecimento, sabedoria. A Catedral fica situada em Kiev, na Ucrânia.

3. Notre Dame

O que mais chama atenção na catedral católica medieval de Paris é o seu estilo arquitetônico. Notre Dame de Paris foi projetada pelos artistas Pierre de Montreuil e Eugene Viollet-le-Duc sob a perspectiva gótica francesa. A "história dos tempos" transborda em torno da construção.

4. Sagrada Família

A Sagrada Família é uma Igreja Católica Romana que "nasceu" em 1882, sob as mãos (ou sob o projeto arquitetônico) de Antoni Gaudí. Ela nunca foi oficialmente finalizada e, para quem não sabe deste detalhe, talvez entenda as "ausências" como um conceito que agrega à história do lugar. Bem, fica a critério de cada um.

O projeto de Gaudí foi baseado nos contornos da própria natureza, que imprimem belezas pelo simples fato de existir. Árvores com galhos disformes são enveredadas em regiões distintas da "Sagrada Família", a tartaruga na base também faz alusão ao conceito da vida e da natureza em si.

5. Borgund Stave

Situada na Noruega, a Igreja Borgund Stave é feita majoritariamente de madeira. A aparência rústica e autêntica proporciona uma beleza clássica. Ela foi construída em 1180 (!!!) e é considerada uma das igrejas mais bem preservadas entre outras 37 localizadas no país. Hoje, a construção é mais tratada como um museu do que propriamente como um espaço para práticas religiosas.

6. Abadia de Westminster

É uma igreja que está entre os monumentos religiosos mais curiosos de Londres. Foi construída no século X, está ligada à história da realeza e até hoje atrai diversos turistas. A UNESCO reconheceu a igreja como um Patrimônio Mundial. A construção serviu como sepultamento de grandes reis, rainhas e representantes icônicos da religião e da ciência, como Charles Darwin e Isaac Newton.

7. Igreja da Trindade de Gergeti

A Igreja da Trindade, localizada no vilarejo de Gergeti, na Geórgia, é um templo histórico da Igreja Ortodoxa Georgiana. Além de seu propósito religioso, a construção datada no século XIV também servia como esconderijo. Durante as invasões em diferentes épocas da Geórgia, o tesouro nacional estava escondido ali, já que era raramente atingido por adversários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES