Conheça o animal que tem o rabo do mesmo tamanho do corpo; foto

Ele pesa 300 gramas e tem 40 centímetros de comprimento, medindo da ponta do rabo até a ponta do nariz

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tamanduaí é o menor tamanduá do mundo. Ele pesa 300 gramas e tem 40 centímetros de comprimento, medindo da ponta do rabo até a ponta do nariz. A curiosidade é que tanto o rabo quanto o corpo do danado tem 20 centímetros cada um, ou seja, medem a mesma coisa.

O nome científico dele é Cyclopes didactylus. Ele mora no topo das árvores da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica nordestina e ele se mexe bem devagar.

FILHOTES

Os tamanduaís bebês são muito frágeis e precisam de muitos cuidados, por isso ficam o tempo todo com os pais. Para protegê-los, os pais carregam os filhotes nas costas. Essa tarefa é dividia entre o pai e a mãe, diferente das outras espécies de tamanduás, em que só a mãe cuida dos filhotes.

AMEAÇA

Para se defender dos seus principais predadores, como as aves de rapina, ele possui hábitos noturnos e costuma se esconder nos buracos das árvores. O olfato do tamanduaí também é bastante desenvolvido, o que ajuda a sentir de longe o cheiro de seus predadores. Mas sabe qual a principal ameaça a eles? A destruição das florestas em que eles vivem pela ação do homem.

Para que os tamanduaís continuem existindo na natureza, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, estão estudando os seus hábitos e buscando formas de salvá-los.

?No Nordeste, os tamanduaís estão criticamente ameaçados de extinção, pois a Mata Atlântica está sendo destruída?, conta a pesquisadora, Flávia Miranda. Esse é um dos motivos pelos quais é muito importante a gente proteger as nossas florestas. A pesquisa tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES