Conheça o pássaro-lira, conheça o maior imitador do reino animal

Pássaro-lira é uma espécie de ave que traz semelhanças com pavões, galinhas e faisões. Indivíduos machos adultos conseguem alcançar até um metro de comprimento

Lira | La Trobe University-Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diferentemente de aves cantoras como uirapuru-verdadeiro, sabiá-laranjeira, cacatua-negra-de-cauda-amarela e muitos outros, o curioso pássaro-lira (Menura novaehollandiae) não apenas entoa canções com as mais hábeis notas melodiosas. Na verdade, ele imita outras espécies do reino e, até mesmo, equipamentos mecânicos, exibindo uma versatilidade e potência vocal que chamam a atenção em meio a tantas particularidades únicas existentes na natureza.

Documentado pela primeira vez em novembro de 1797 por David Collins, secretário colonial de Sydney, na Austrália, o pássaro-lira é uma espécie de ave que traz semelhanças com pavões, galinhas e faisões. Indivíduos machos adultos conseguem alcançar até um metro de comprimento, exibindo oito pares de penas que, quando se levantam a uma altura de até 75 centímetros, formam uma estrutura semelhante à de uma lira, instrumento musical de cordas que remonta ao Período Micênico (1600 a.C. - 1200 a.C.).

Indivíduos machos adultos conseguem alcançar até um metro de comprimento. (Foto: Reprodução)

Misteriosamente, é exatamente quando a ave apruma seu instrumento musical de penas que dá início a uma das cantorias mais diferenciadas da natureza. A partir desse momento, o pássaro-lira começa a intercalar o ritmo de sua música com notas derivadas de outros sons que se estabeleceram em sua memória, como vozes de até vinte espécies diferentes de pássaros, sirenes de veículos e motosserras. 

Porém, para que ele consiga se apresentar com perfeição, é necessário esperar sete longos anos para que as penas da sua cauda se desenvolvam completamente, algo em torno de 20% do ciclo de vida da espécie.

Registro impressionante

Ao longo dos encontros com o M. novaehollandiae, vários biólogos e naturalistas tiveram a oportunidade de registrar alguns momentos especiais onde é possível observar o pássaro imitando todo tipo de criatura e objeto mecânico para impressionar uma fêmea da espécie.

Em 1998, o conservacionista Sir David Attenborough, durante a gravação do especial da BBC "The Life of Birds", documentou o processo de atração entre dois pássaros-liras criados em cativeiro. O macho, oriundo do Zoológico de Adelaide, Austrália, chegou até mesmo a aprender a imitar ferramentas elétricas enquanto o cercado de pandas próximo de seu habitat estava sendo construído.

Confira abaixo o vídeo do momento em que o animal imita uma ave kookaburra, simulando um som gutural idêntico ao da família dos guarda-rios, que consegue enganar outras espécies de pássaros que sobrevoam o cenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES