Conheça os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil e suas causas

Tumores são a segunda maior causa de morte no país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1-Câncer de próstata 

De acordo com o Inca, é o tipo mais comum no Brasil (se não considerarmos o câncer de pele não melanoma). Serão diagnosticado 68.220 novos casos em 2018. O risco da doença aumenta após os 50 anos. Entre as principais causas do problema estão fatores genéticos, o uso de anabolizantes, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e obesidade.

2-Câncer de mama

A estimativa é que 59.960 mulheres descubram que têm câncer de mama em 2018. As causas mais comuns da doença são histórico familiar, menopausa tardia, menstruação precoce, colesterol alto, sedentarismo, entre outros. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um caroço no seio. A detecção precoce aumenta a chance de cura. Por isso é importante fazer o autoexame.

3-Câncer colorretal

 Abrange os tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. O Inca calcula que ocorrerão 36.810 casos do problema no ano. Se detectada precocemente, a doença é curável na maioria das vezes. Esse câncer geralmente é causado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, de alimentos processados e de carne vermelha, pelo tabagismo e pelo sedentarismo.]

4-Câncer de pulmão

Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, a estimativa é que 31.270 pessoas tenham a doença em 2018. Seus sintomas dependem da localização do tumor no órgão, mas o paciente pode ter tosse seca, falta de ar, dor torácica, pneumonia e presença de sangue ao tossir. 

5-Câncer de estômago

Tem como fatores de risco uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o consumo de álcool. De acordo com o Inca, cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com esse câncer têm mais de 50 anos. Em 2018, 21.290 brasileiros apresentarão a doença, que geralmente não possui sintomas no estágio inicial, mas seu avanço causa sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e indigestão.

6-Câncer de colo do útero

A estimativa é que 16.370 mulheres terão o câncer de colo do útero em 2018. A doença é causada pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus é frequente e não causa tumor na maioria das vezes. Porém, em alguns casos, pode acontecer uma alteração celular e a evolução para o câncer. Essas mudanças das células são descobertas facilmente no exame papanicolau.

7-Câncer de cavidade oral

O câncer de cavidade oral inclui a mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. Cerca de 14.700 pessoas devem ser diagnosticados com a doença ainda em 2018. O problema, que costuma surgir após os 40 anos, tem como principais causas o vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool e má higiene bucal.

8-Câncer Sistema Nervoso Central

São os tumores primários do cérebro e/ou medula espinhal. Compreendem de 15% a 20% de todos os cânceres que acometem a faixa etária pediátrica. A causa desse tipo de câncer não é totalmente conhecida. Mas, já se sabe que algumas das mudanças que ocorrem nas células normais do cérebro podem levar à formação de tumores cerebrais. A estimativa é que 11320 casos da doenças sejam registrados no ano.

9-Câncer de esôfago

 Estima-se que 10.970 brasileiros serão diagnosticados com esse tumor em 2018. Estão no grupo de risco para desenvolver o problema aqueles que fumam, ingerem bebidas alcoólicas e não possuem uma alimentação saudável ou fazem exercícios. Os principais sintomas são dificuldade em engolir alimentos, má digestão, azia, rouquidão, hemorragia digestiva, tosse e falta de ar.

10-Câncer na tireoide

De acordo com o Inca, 9.610 pessoas serão diagnosticadas com esse tipo de câncer em 2018. Ainda faltam estudos que comprovem a relação, porém, especialistas acreditam que a doença pode estar ligada ao hipertireoidismo, a alterações dos hormônios sexuais, a padrões dietéticos, à obesidade e ao tabagismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES