Conheça os diversos benefícios da ingestão de líquidos à saúde

O cuidado com a hidratação deve ainda maior com a chegada dos dias mais quentes

A falta de água e de eletrólitos pode trazer alguns prejuízos | Adobe Stock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo humano é composto por aproximadamente 70% de água. Esse componente assume alguns papéis extremamente importantes para a manutenção da saúde e bem-estar do organismo, auxiliando na regulação da temperatura corporal e no funcionamento dos órgãos, eliminando toxinas, ajudando na lubrificação de mucosas e atuando como um condutor de nutrientes.

No entanto, mesmo com toda a sua relevância, a água é ingerida de forma insuficiente por grande parte dos brasileiros. Segundo um estudo realizado pela Danone Research, apenas 58,2% dos entrevistados cumpriram as recomendações da Autoridade Européia para a Segurança Alimentar (EFSA) para a ingestão total de líquidos - cerca de dois litros para homens e 1,6 litro para mulheres. Quando se trata das crianças e dos adolescentes brasileiros, essa porcentagem é ainda menor: mais de 30% não atenderam às indicações da EFSA.

Cyntia Maurren, nutricionista, afirma que as atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está devidamente hidratado. "Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação também reflete na aparência e na textura da pele, sem contar na sua importante atuação para a execução das atividades físicas, que também são influenciadas pelo consumo de água", complementa.

O cuidado com a hidratação deve ainda maior com a chegada dos dias mais quentes, afinal, é necessário repor o líquido que costuma ser perdido com o suor. A nutricionista reforça que mesmo que a recomendação mínima seja de dois litros de água por dia, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação. A especialista explica que existem alguns cálculos para saber o quanto de líquido é ideal para cada indivíduo. "Isso é medido de acordo com a quantidade de energia que é gasta por dia. Por exemplo, uma pessoa que gasta uma média de duas mil calorias por dia, irá precisar de cerca de um ml de líquido por caloria ou para facilitar, você também pode fazer o cálculo de 35ml por kg de peso. Isto lhe garantirá uma boa ingestão diária de água", indica.

Adobe Stock

Sucos naturais, chás sem açúcar ou adoçantes e frutas também podem entrar na contagem de líquidos necessários, mas não se deve deixar de lado a água, ela ainda é a protagonista quando falamos em hidratação. "Quando bebemos somente sucos, além do líquido, também ingerimos calorias, açúcares e, dependendo das condições de saúde da pessoa, isso pode ser contraindicado", pontua.

A falta de água e de eletrólitos pode trazer alguns prejuízos como: cansaço, fome anormal ou ganho de peso, falhas no sistema circulatório, constipação, retenção de líquidos, déficit de atenção e memória, mau hálito e baixo desempenho atlético. "A hidratação é um fator crucial para um corpo saudável. Algumas pessoas podem achar impossível ingerir 2 litros de água em um dia, mas a dica é ir consumindo aos poucos e não grandes quantidades de uma vez. Comece seu dia sempre com um belo copo de água e distribua nos intervalos das refeições que você logo sentirá seus benefícios! ", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES