Conheça os seis melhores remédios caseiros para sinusite

Especialistas mostram quais tratamentos caseiros ajudam a melhorar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sabe aquela sensação de que o rosto inteiro dói? Pode ser sinusite! No entanto, enquanto a consulta não chega, apelar para um remédio caseiro para sinusite pode ajudar a reduzir esses sintomas tão incômodos.

Ela ocorre quando há uma inflamação dos seios da face, que ficam próximos ao nariz e olhos. Isso provoca uma dor intensa no rosto, além de obstrução do nariz, tosse e dores no ouvido e maxilar. Especialistas explicam quais são os melhores remédios para sinusite que podem aliviar os sintomas em casa:

1. Limpeza nasal com água morna e sal

A limpeza nasal sozinha já é um excelente remédio para sinusite. Quando a água é misturada ao sal, então, esse remédio caseiro para sinusite fica imbatível! "Esse tipo de solução salina tem ação de limpeza, hidratação e descongestão da mucosa nasal", explica o otorrinolaringologista Eduardo Magri, da Rede de Hospitais São Camilo. Com isso, fica mais fácil eliminar as secreções dos seios paranasais, melhorando a dor.

2. Nebulização com eucalipto, sal e água

O eucalipto também é expectorante, portanto inalar o vapor dele através de uma nebulização pode ser interessante para reduzir as secreções acumuladas durante uma sinusite, explica Magri. Se a água e o sal forem aliados a ele, somam o efeito do remédio para sinusite explicado anteriormente e a pessoa pode sim se sentir melhor.

3. Chá de camomila

Este chá também é uma boa opção de remédio caseiro para os sintomas de sinusite. "A camomila tem propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e cicatrizante, que auxiliam na melhora da congestão e inflamação da garganta e da mucosa nasal", enumera Andreia.

4. Inalação com cebola fervida

A cebola tem sim propriedades antibacterianas e antivirais, no entanto, sua inalação ajuda apenas a aliviar os sintomas da sinusite, não a curá-la de vez, ensina a nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

5. Cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio nada mais é do que uma solução salina, como a mistura de água com sal de cozinha. "Essa solução contribui para a devida limpeza e descongestão nasal, pois tem um efeito muito parecido com o soro fisiológico", estatiza Magri. Fora isso, o cloreto de magnésio não tem nenhuma outra propriedade curativa neste aspecto.

6. Suco de espinafre

O espinafre é uma verdura com propriedades que podem aliviar os sintomas da sinusite, funcionando como remédio caseiro. "Ele tem ação anti-inflamatória e descongestionante, ajudando a eliminar secreções, sintoma comum da sinusite", explica a nutróloga Andreia Guarnieri. No entanto, ele não substitui o tratamento para a causa da sinusite.

Remédio caseiro para sinusite que não funciona

Água com pimenta 

Por mais que a pimenta seja rica em capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória, ingeri-la não adianta muito. "Essa propriedade é bastante discreta, sem o poder de melhorar uma sinusite", considera a nutróloga Lenina Matioli.

Para tratar a sinusite corretamente é preciso descobrir sua causa: se é uma infecção ou uma alergia. Assim, o médico pode receitar o remédio para sinusite mais adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES