Corrimento vaginal é desmitificada e problema afeta até bebês

E não é preciso vergonha: até bebês recém-nascidos podem padecer deste mal quando têm mães desnutridas ou são HIV positivo

| Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corrimento vaginal ainda é um tabu para muitas mulheres. Tratado como assunto íntimo, ele é discutido aos sussurros com as amigas mais próximas e até mesmo com o médico. Muitas vezes negligenciado, o corrimento nem sempre é notado pela mulher. Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, ele só é exteriorizado quando já está grave. “O corrimento, muitas vezes, fica no colo do útero e ela não sabe que tem. Quando fazemos o exame de Papanicolau é que detectamos a presença de feridas no colo do útero e, ao colher o material, descobrimos qual foi o agente causador do problema, que pode trazer infecção urinárias e inflamação desse colo”, explica.

Mas, como reconhecer o corrimento? De acordo com o ginecologista, ele é uma secreção diferente da lubrificação natural da vagina, que é incolor e inodora, pode ser mais espessa do que clara de ovo, ter coloração que vai do amarelado ao esverdeado e causar coceira ou ardência.

E não é preciso vergonha: até bebês recém-nascidos podem padecer deste mal quando têm mães desnutridas ou são HIV positivo.

“O corrimento pode acontecer por transmissão sexual, por usar banheiro público, por compartilhar roupa íntima e até mesmo pela simples queda da imunidade que altera a flora vaginal e torna algumas bactérias patogênicas”, diz o médico. Nos Estados Unidos, de acordo com ele, há kits para descobrir se o corrimento é normal ou causado por alguma doença. “São tirinhas de papel que, quando colocadas na vagina, reagem e mudam de cor indicando o problema. Todavia, não substituem a visita ao ginecologista para o correto diagnóstico e indicação de tratamento do problema”, frisa Dr. Mantelli.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES