Crânio gigante de veado assusta: “Pensei que fosse o próprio diabo”

Estima se que a espécie foi extinta há cerca de 10,5 mil anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No começo de setembro, a dupla Raymond McElroy e Charlie Coyle estava pescando no lago Lough Neagh, no norte da Irlanda, quando fisgaram o que parecia ser um grande galho de árvore. Ao retirá-lo da água, no entanto, eles perceberam que a estrutura não era feita de madeira, e sim de ossos.

"Pensei que fosse o próprio diabo", disse Coyle em entrevista ao jornal The Irish Times. "Eu ia jogar de volta na água, não sabia o que fazer com ele." Ainda bem que o pescador mudou de ideia: com a ajuda do amigo, ele levou o osso para a superfície.

Com quase dois metros, a estrutura pertenceu a um veado da espécie Megaloceros giganteus, o maior animal do tipo a viver na região. Estima-se que ela tenha sido extinta há cerca de 10,5 mil anos.

Essa, inclusive, não é a primeira vez que restantes da criatura são encontrados perto do lago: em 2014, a mandíbula de outro veado gigante foi "pescada" por lá. Acredita-se que os restos desses animais sejam mais encontrados na Irlanda atualmente porque era onde eles mais se aproximavam da água, que ajuda na preservação dos ossos.

Segundo o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os chifres da espécie podiam chegar a até três metros de comprimento e ela rodava por outros lugares da Europa, bem como o norte da África e da Ásia e na China. 

O crânio gigante encontrado no lago Lough Neagh, no entanto, ainda não foi para um museu: de acordo com a revista Smithsonian, os pescadores no momento guardam a ossada nas próprias garagens. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES