Criança deve tomar vitamina D?

A pediatra Ana Escobar comenta três motivos para suplementar a vitamina D dos pequenos; veja o vídeo da especialista

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitamina D exerce diversas funções importantes no organismo, entre elas a formação de ossos saudáveis e o fortalecimento do sistema imunológico – fatores fundamentais para o bom desenvolvimento infantil.

“Além disso, a vitamina D é a única vitamina com indicação formal de suplementação, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria”, observa a pediatra Ana Escobar, Professora Livre Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Ela aponta três razões para suplementar a vitamina D dos pequenos em vídeo na sua rede social. São elas:

1. Baixa exposição solar. Sabemos que aproximadamente 90% das nossas taxas de vitamina D vem da exposição ao Sol. Para manter os níveis adequados, necessitaríamos de pelo menos 15 minutos ao sol, diariamente, de preferência entre 10 e 16 horas. No entanto, mesmo em nosso país tropical, esta exposição diária não é atingida por boa parte das crianças nos dias atuais, posto que as atividades infantis como aulas e brincadeiras são, majoritariamente, realizadas dentro de ambientes fechados.

reprodução internet

2. Baixo teor de Vitamina D no leite. Para se ter uma ideia, a necessidade diária recomendada de vitamina D é de 400 UI por dia para crianças com menos de 1 ano de idade e 600 UI para crianças acima de 1 ano. O leite materno fornece 30 – 40 UI por litro e o leite de vaca fornece 40 UI por litro.

3. Baixo teor de vitamina D na alimentação. Os alimentos que contém vitamina D em maior concentração são peixes como atum, sardinha e salmão selvagem, não criado em cativeiro. Só que, para atingir as necessidades diárias, as crianças teriam que ingerir mais ou menos 100 gramas de pelo menos um deles por dia; quantidade esta incompatível com nossos hábitos alimentares e muito menos com a aceitação diária dos pequenos.

A Dra. Ana Escobar recomenda que a suplementação desta vitamina para crianças seja realizada por orientação médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES