Crometofobia, conheça como é viver com o medo de gastar dinheiro

O problema pode ser um conjunto de ansiedades com outras fobias

A crometofobia é o medo excessivo de gastar dinheiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gastar dinheiro, em tese, deveria ser uma fonte de satisfação. Afinal, ter dinheiro para gastar é melhor do que não ter dinheiro, certo?

Mas há muitas questões psicológicas envolvidas nesse processo que podem arruinar a experiência mesmo para quem não tem dificuldades financeiras.

Crometofobia, o medo excessivo de gastar dinheiro (Foto: Reprodução)Há, por exemplo, pessoas que gastam compulsivamente e depois não conseguem pagar as contas. Ou aqueles que viveram na pobreza e, quando sua situação melhora e eles têm a possibilidade de gastar, se restringem até às coisas mais básicas por medo de cair na pobreza novamente. Alguns não gastam simplesmente por ganância e preferem levar o dinheiro para a sepultura.

A lista de razões associadas ao medo de gastar dinheiro é muito longa. Mas quando esse comportamento começa a interferir no desenvolvimento normal da vida, é possível que seja uma condição rara chamada crometofobia — o medo extremo de gastar dinheiro.

O conceito tem um uso bastante informal, uma vez que não é um transtorno mental clinicamente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua Classificação Internacional de Doenças (CID).

No entanto, a publicação contempla algumas categorias onde a crometofobia poderia eventualmente encontrar um espaço (apesar de não ser incluída como tal).

Ansiedade excessiva

"Fobias específicas", são definidas pela publicação como "medo ou ansiedade acentuada e excessiva que ocorre constantemente ao se expor ou antecipar a exposição a um ou mais objetos ou situações específicas (por exemplo, proximidade de certos animais, voar de avião, altura, confinamento em espaços, visão de sangue ou ferimentos) que é desproporcional ao perigo real."

O problema pode deteriorar significativamente as relações pessoais (Foto: Reprodução)Os sintomas, segundo o CID, devem persistir por vários meses e ser suficientemente graves para causar "uma deterioração significativa nas relações pessoais, familiares, sociais, educacionais, de trabalho ou em outras áreas importantes do funcionamento".

Terapeutas especializados no tratamento de pacientes com sérios problemas de administração de dinheiro afirmam que, independentemente da definição clínica, é fato que algumas pessoas desenvolvem um medo desproporcional de gastar dinheiro.

Se é clinicamente uma fobia ou não, pode ser discutido, mas a angústia que essas pessoas experimentam afeta várias dimensões de suas vidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES