Crustáceos do Reino Unido testam positivo para cocaína e cetamina

Resultado surpreendeu até cientistas, que não esperavam tantos produtos em animais de rios de regiões do interior do país

crustáceo | FLICKR/DONALD HOBERN (SOB LICENÇA CREATIVE COMMONS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As coisas andam pesadas para os crustáceos de rios da Inglaterra. Um estudo científico revelou que vários deles testaram positivo para diversas drogas ilícitas, como cocaina; outras controladas, a exemplo da cetamina, Diazepam, Xanax e Tramadol.

Apesar da presença de algumas dessas substâncias já ser esperada, o resultado foi considerado  surpreendente por dois motivos. O primeiro é que os rios são do condado Suffolk, no leste da Inglaterra, com quase 700.00 habitantes, uma região bem menos agitada e urbana que Londres, por exemplo.

Esses animais precisam de reabilitação com urgência. (Foto: FLICKR/DONALD HOBERN (SOB LICENÇA CREATIVE COMMONS)

O segundo detalhe é que os camarões também tinha vestígios de pesticidas proibidos há vários anos no Reino Unido e União Europeia — o principal deles é o fenuron. Não se sabe ainda se alguém está usando irregularmente a substância ou o químico permanece na natureza por tempo indeterminado.

O estudo foi conduzido por cientistas do King's College de Londres — liderados por Thomas Miller, especialista em contaminação aquática — e publicado no periódico científico Environment International.

O grupo analisou a água da superfície e crustáceos da espécie Gammarus pulex (parentes próximos dos camarões), em 15 cursos d'água do condado. As pesquisas detectaram 67 substâncias químicas que contaminaram os crustáceos — o mais comum deles foi a cocaína, que estava presente em todos os animais analisados.

Outros estudos serão feitos para tentar descobrir possíveis consequências dessas substâncias na fauna aquática.

Ao menos em animais maiores, como as enguias, os efeitos de algumas dessas substâncias são conhecidos.

Uma pesquisa de 2018, revelou que mesmo doses pequenas de cocaína na água podem causar danos severos na musculatura e no esqueleto de integrantes da espécie, pela droga tornar as enguias hiperativas.

Com informações R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES