Cuidado! 4 erros que você comete no banheiro e prejudicam a sua saúde

Será que você faz alguma das práticas citadas?

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A forma como você organiza os itens no banheiro pode até parecer inofensiva à primeira vista. Mas, a verdade é que, dependendo do local em que certos produtos são colocados, eles podem fazer mal à saúde por ficarem expostos a germes e bactérias. No entanto, não é preciso entrar em pânico. Com algumas dicas, você irá conseguir organizar o cômodo. As informações são do IG.

A reportagem do Delas conversou com Alberto Chebabo, infectologista do Delboni Auriemo, que lista alguns erros comuns que as pessoas cometem no banheiro . Será que você faz alguma das práticas citadas? Confira as dicas – e saiba o que fazer para evitar que essas atitudes sejam frequentes.

Crédito: Shutterstock

1. Dar descarga com a tampa aberta

“Ao se dar a descarga com a tampa aberta há a formação de aerossol, levando à suspensão de bactérias no ar, podendo contaminar superfícies e objetos que estão no banheiro.” 

Crédito: Shutterstock

2. Deixar a escova de dente dentro do boxe

“A escova de dentes deve ser armazenada seca e em local protegido, sem umidade. Após o uso, deve ser lavada com água e seca antes de guardar. Também vale reforçar a importância de trocar a escova ou a cabeça das escovas elétricas de acordo com a recomendação do fabricante.” 

3. Manter o celular dentro do banheiro 

“O celular é nosso companheiro durante boa parte do dia e, ao utilizá-lo no banheiro, há o risco de contaminá-lo com bactérias. Dessa forma, é importante realizar a limpeza frequente do aparelho.” 

Crédito: Shutterstock

4. Colocar o shampoo e outros produtos no chão

“O ideal é que os frascos fiquem em local que permita o escoamento da água acumulada. O chão não é o local adequado, pois apresenta alto acúmulo de matéria orgânica e microrganismos.” 

Infectologista traz mais dicas 

Para proteger a saúde , o infectologista ainda sugere trocar a esponja de banho mensalmente. Outro item que merece atenção é a toalha. A peça precisa ser colocada para secar em um local que tenha ventilação, com a troca adequada de ar.

Vale também ter cuidado com aparelho de barbear. Ele deve ser guardado seco e em local limpo, para evitar que bactérias proliferem na lâmina e sejam transmitidas para a pele quando for utilizá-lo novamente. 

“É importante lembrar que as bactérias existem em todos os lugares e que algumas delas são importantes inclusive para nossa proteção. Porém, o acúmulo de bactérias, principalmente as que causam danos à saúde, é prejudicial. “Medidas simples de higiene, como manter os utensílios de banheiro sempre secos e protegidos pode significar uma boa saúde”, destaca Chebabo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES