De volta aos amigos depois do nascimento dos filhos

Como ficam as antigas (e as novas!) amizades após os filhos?

d | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Chegam os filhos, vão-se os amigos.? Já ouviu essa frase antes? Calma, não se assuste. Ela nem sempre é verdadeira. E mais: pode acontecer justamente o contrário. Chegam os filhos e, com eles, novos amigos. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Tive meu primeiro filho, o Tomás, há cinco anos. Na época, contava nos dedos de uma mão os amigos que tinham crianças. Eram poucos, raros. Meus fins de semana eram típicos de um casal sem filhos: nada muito programado, com passeios sem hora para começar e muito menos para terminar. Até o nascimento do Tom.

A chegada dele colocou ordem nos horários da casa ? e dos programas. No início, tinha pouca vontade de sair. Como meu marido, Luís Fernando, é um grande cozinheiro, minha casa se tornou ponto de encontro de almoços e jantares com os amigos. Já que não íamos até eles, eles vinham até nós. E a gente se divertia muito!

Depois de uns meses, voltamos a encontrar os amigos fora de casa. Quando começavam a rodar os e-mails de ?vamos combinar de...?, eu dizia: marquem, não se preocupem, se conseguir me organizar, eu vou... Tinha medo de tumultuar os programas. Mas nada disso aconteceu. Enquanto eu me preocupava em não atrapalhar, eles queriam estar com a gente, mesmo se fosse para jantar mais cedo ou fazer um passeio ao ar livre.

Aos poucos fui me animando e passei a levar o Tom para cima e para baixo. Contava com a ajuda de inúmeros braços para segurá-lo, trocar fraldas, brincar. Quando ele cansava, mamava e desmaiava no colo de alguém. À noite, levávamos o Tom junto. Graças ao sono de pedra, ele não acordava: saía dormindo e assim retornava para o berço. Nossa vida de restaurantes, festas (as mais tranquilas, claro) e casa de amigos voltava (quase) ao normal.

Meus pais ficaram com o Tom na primeira vez que saímos sem bebê a tiracolo. Eles iriam receber um casal para jantar em casa e cuidariam do neto, com 7 meses, para que a gente pudesse ir à festa de uma amiga. O Tom mamou e dormiu. As instruções eram simples: eles não precisariam fazer nada. O Tom não acordava à noite e não daria nenhum trabalho. Fácil assim. Fomos à festa, passamos todo o tempo falando dele e, na volta, soubemos que o Tom havia acabado de dormir. Brincando, meus pais nos acusaram de ter feito propaganda enganosa. O Tom acordou, esperneou por causa de uma cólica, acabou com o jantar dos meus pais e só dormiu ao ficar exausto. Até hoje continuo jurando que ele nunca tinha feito isso!

À medida que o Tom foi crescendo, passei a escolher melhor os lugares para levá-lo. Ele corria e fazia aquela bagunça comum às crianças pequenas. Casas de amigos com filhos ou sem, mas que gostavam de crianças (ou ao menos tentavam entendê-las) continuaram na lista. Quanto aos amigos não tão compreensivos (sim, eles existem), passei a encontrá-los sem crianças.

Já percebi que essa estratégia não é só minha. Ao conversar com amigos que são pais, percebo que eles fazem o mesmo, ainda que inconscientemente. Alguns, é verdade, sofrem mais ao deixar as crianças para um jantar só de adultos. Outros, que moram longe da família, têm mais trabalho para montar uma infra-estrutura que os permita sair sozinhos. Mas continuo acreditando que é preciso se esforçar para manter as velhas amizades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES