Decisão: criação de buldogues e spaniels fica proibida na Noruega

Por mais fofos que sejam, a Noruega determinou que eles são um produto da crueldade e não podem mais ser criados

cachorro | courtney mihaka - unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Distrital de Oslo, capital da Noruega, tomou uma decisão unânime e histórica: a criação das raças buldogue e  cavalier king charles spaniel é uma violação da seção 25 da Lei Norueguesa de Bem-Estar Animal e não será mais tolerada.

A decisão foi motivada por um caso apresentado em novembro de 2021 pela instituição Animal Protection Norway, preocupada com os inúmeros e críticos problemas de saúde das raças de cães.Animal Protection Norway propôs o uso mais regulamentado de temperamento, características e dados de saúde na criação, bem como o uso de marcação de chip. (Foto: courtney mihaka / unsplash)

“Os problemas de saúde do buldogue causados pelo homem são conhecidos desde o início do século 20. Este veredicto está atrasado há muitos anos. Por várias décadas, cães doentes foram criados em violação à lei norueguesa. Nossos cães foram vítimas de traição sistemática e organizada de nossos amigos de quatro patas. Hoje foi confirmado que isso é ilegal”, afirmou Åshild Roaldset, CEO da Animal Protection Norway, em um post publicado pelo grupo após a decisão.

A decisão não é uma proibição geral das raças, mas uma “estrutura legal para a criação de animais”, observou o advogado Emanuel Feinberg no post. Assim, o cruzamento dos tipos de cães amados - embora muitas vezes doentios - ainda é possível e permitido.

“Uma condenação não implica a proibição de reprodução séria de buldogue ou do cavalier, pois o cruzamento sério e com base científica pode ser uma boa alternativa”, definiu o julgamento. A nação tem a infraestrutura para tornar o cruzamento mais humano uma realidade, acrescentou a Animal Protection Norway, observando que a tecnologia também existe.

Para ajudar na transição para melhores táticas de reprodução, a Animal Protection Norway propôs o uso mais regulamentado de temperamento, características e dados de saúde na criação, bem como o uso de marcação de chip. Sem essa rastreabilidade, “é impossível” que a criação de cães seja efetivamente supervisionada, acrescentou Roaldset.

“Este é um dia de celebração para os nossos cães! A Lei de Bem-Estar Animal destina-se a proteger os animais das ações irracionais dos seres humanos, e tem feito isso hoje. Trata-se do direito dos cães de se sentirem bem”, disse Roaldset.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES