Descubra algumas curiosidades sobre os últimos Presidentes do Brasil

Quem foi o mais votado? O mais novo, o que durou mais? Como 2024 é ano de eleições selecionamos algumas curiosidades sobre o assunto

Presidentes da República | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mais votado: O presidente que foi o mais votado da história política do Brasil em termos proporcionais foi o General Eurico Gaspar Dutra, que teve 55,3% dos votos válidos no mês de dezembro de 1945. E o segundo presidente mais votado foi Fernando Henrique Cardoso, com 34.377.198 votos, alcançando a impressionante marca de 54,3% dos votos.

O presidente mais votado do Brasil em termos proporcionais foi o General Eurico Gaspar Dutra

Idade média é de 56 anos: A idade em geral dos presidentes do Brasil quando tomaram posse é de 56 anos de idade. Sendo o mais jovem a assumir o posto Fernando Collor, com apenas 40 anos de idade. E entre os mais velhos, tem um empate entre Nereu Ramos, Getúlio Vargas e Ernesto Geisel, que tomaram posse com 67 anos de idade. E mais uma vez, Fernando Henrique no seu segundo mandato se juntou a eles.

Advogados: E entre os presidentes, a profissão bastante comum entre eles é a de advogado sendo um total de vinte presidentes con esta profissão. E em segundo, principalmente devido as épocas da Ditadura e da República do Estado Novo são os militares, sendo nove representantes.

Nenhum outro presidente ficou tanto tempo no poder quanto Getúlio Vargas, ao total 18 anos e 7 meses. 

Getúlio Vargas ficou como Presidente 18 anos e 7 meses: Nunca na história da política brasileira, nenhum outro presidente ficou no poder quanto Getúlio Vargas, que ficou por 18 anos e 7 meses. Na sua primeira passagem, Getúlio Vargas foi eleito pela Revolução de 1930, que acabou com a República Velha, e a sua segunda passagem aconteceu nas eleições em 1950. O político gaúcho, conhecido por ser o “pai dos pobres e a mãe dos ricos”.

O político Fernando Collor sofreu impeachment durante o seu mandato.

Onze presidentes não completaram seus mandatos: Na conturbada história republicana onze presidentes não completaram os seus mandatos. Dois, Marechal Deodoro da Fonseca e Jânio Quadros renunciaram. Morreram: Affonso Pena, Getúlio Vargas e Costa e Silva. Cinco foram depostos por golpes, Fernando Collor sofreu impeachment. Tancredo Neves faleceu antes da posse.

 Minas Gerais foi o estado que mais elegeu presidentes; no total foram 8 Presidentes

Minas Gerais é o Estado com mais presidentes: Se enganou quem achou São Paulo, o Estado mais rico da nação sendo o maior de eleitos do Palácio do Planalto. O Estado de Minas Gerais foi o que mais elegeu presidentes; sendo 8, excluindo Itamar Franco, que nasceu em um navio na costa baiana. No segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 6 presidentes e o terceiro lugar é do Rio de Janeiro com 5.

O empresário e apresentador de TV Sílvio Santos, que lançou sua candidatura 15 dias antes da eleição para presidente

Outra curiosidade: O empresário e apresentador de TV Sílvio Santos, chegou a lançar sua candidatura 15 dias antes da eleição para presidente e teve a sucessão de cabeça para baixo. Uma semana depois, o TSE descobriu várias irregularidades nos registros do PMB (Partido Municipalista Brasileiro), impugnando a candidatura de Sílvio Santos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES