Descubra como o silêncio pode beneficiar seu cérebro e sua saúde

As pesquisas a respeito do silêncio começaram ao avesso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quanto silêncio há em seus dias? Provavelmente, muito pouco. Pode ser a televisão que fica sempre ligada, o aparelho de som, os vizinhos do apartamento ao lado que não param de fazer barulho… A verdade é que o silêncio anda cada vez mais raro, mas cientistas apontam que ele pode beneficiar a sua saúde.

As pesquisas a respeito do silêncio começaram ao avesso. De acordo com o CicloVivo, pesquisadores começaram estudando os problemas de saúde associados à poluição sonora. As primeiras descobertas apontavam que a exposição ao barulho intenso de estradas e aeroportos estava relacionada ao surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo pressão alta, doenças cardíacas e perda auditiva.

À medida que as pesquisas sobre o assunto evoluíram, no entanto, elas passaram a se focar também no silêncio. Afinal, se o barulho fazia tão mal à saúde, quais seriam os benefícios da não exposição a ele? Em primeiro lugar, ela significaria que nosso corpo não sofreria os danos causados pela poluição auditiva, mas o silêncio poderia ser também benéfico para a saúde? Pesquisas recentes indicam que sim.

Os estudos sugerem que a exposição ao silêncio poderia trazer benefícios à saúde, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a sensação de relaxamento. Uma pesquisa de 2006 concluiu inclusive que o silêncio seria mais relaxante do que uma “música relaxante”. Mesmo assim, os estudos sobre o assunto são preliminares e, embora ainda não seja definitivo afirmar que o silêncio faça “bem”, já se sabe que ele ao menos é mais vantajoso em termos de saúde do que a exposição prolongada ao barulho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES