Descubra o que a aparência da sua língua tem a dizer sobre sua saúde - Caso note algo de estranho, procure um médico especialista

Em nossa língua, podemos perceber alterações na cor, surgimento de nódulos e até mudanças na textura. - Caso note algo de estranho, procure um médico especialista

Slide 2 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caso note algo de estranho, procure um médico especialista

Primeiro precisamos lembrar que um diagnóstico deve ser feito apenas por um cirurgião-dentista ou um estomatologista, os profissionais mais indicados para identificar esses problemas. Contudo, antes disso, podemos notar quando há algo de estranho em nossa língua. E, em seguida, verificar se há mesmo algo de errado em uma consulta com o especialista.

Um língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda sua superfície. Dessa forma, ela possui uma aparência "viva" e não deve conter, por exemplo, placas brancas ou marrons. Caso a língua esteja de cor vermelha, esse pode ser um sinal de quadros infecciosos ou de deficiência nutricional. Nesse caso, o mais comum é que seja um sintoma de deficiência de vitaminas B12 e B6.

Em caso de língua com coloração violeta ou azulada, podemos estar lidando com enfermidades que alteram o fluxo da oxigenação do sangue. Assim, podemos estar falando de doenças cardíacas congênitas cianóticas, pulmonares e hematológicas. Além de também, intoxicação por fás cianeto ou inseticidas e exposição a fumaça de incêndio também podem fazer com que a língua fique em tons de roxo e azul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES