Descubra por que ficamos sem jeito quando recebemos um elogio de alguém

Às vezes, parece que um retorno negativo é até recebido com mais facilidade do que um positivo.

Elogio | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grande parte das pessoas ficam meio constrangidas quando recebem algum elogio. Algumas vezes, parece que um retorno negativo é recebido mais facil do que um positivo. E isso também acontece com você?, Então não se sinta estranho: aproximadamente 70% das pessoas se sentem desconfortáveis em situações assim. E por que isso acontece?

Pesquisa: Segundo um estudo feito pelo professor Christopher Littlefield, em Boston, que entrevistou 400 pessoas, foi constado um número bizarro: cerca de 70% das pessoas disseram se sentir constrangidas quando são elogiadas por alga coisa. É mais simples pensar que essas pessoas têm uma baixa autoestima. E de acordo com Littlefield, essa é uma saída rasa. “Pessoas com baixa autoestima muitas vezes se sentem desconfortáveis em receber elogios, mas nem todo mundo que se sente desconfortável em receber elogios necessariamente tem baixa autoestima”, afirmou, citando o psicólogo Guy Winch, em um artigo ao portal Harvard Business Review.

O que constrange, na verdade, é que os elogios são pegos de surpresa. Em uma situação inesperada, um elogio agradável ou então um susto ao cruzar com um urso numa floresta, isso provoca a mesma reação em nosso cérebro, que pode ser chamada de "sequência surpresa".

Esse mecanismo tem quatro estágios: Primeiro, congela momentaneamente; segundo, procura-se uma explicação para o que está acontecendo; terceiro, muda-se a perspectiva; e, por último, compartilhamos a experiência com outras pessoas. 

Padrão esse que se repete com notícias agradáveis e desagradáveis. Em um primeiro momento ( chamado "congelamento"), o nosso coração dispara, chegamos a suar e nossas pupilas dilatam. “Essa experiência emocional intensa pode ser desconfortável e desestabilizadora. E, como resultado, alguns de nós podemos querer desligá-lo para podermos nos sentir estáveis e confortáveis novamente", afirmaram Tania Luna e LeeAnn Renninger, autoras do livro Surprise: Embrace the Unpredictable and Engineer the Unexpected. Assim, as vezes se desviar de um elogio pode ser a forma inconsciente que encontramos para recuperar o controle da situação da qual estamos atravessando. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES