Dia das Crianças: Conheça nove garotas que inspiraram o mundo - Charlotte Benjamin

Com ideias e trabalhos inspiradores, elas mudaram a percepção das pessoas sobre aquecimento global, superação, racismo, preconceito, casamento forçado, fome e até guerra. - Charlotte Benjamin

Slide 5 de 9
Avalie a matéria:

Charlotte Benjamin

Com apenas 7 anos de idade, em 2014 a inglesinha Charlotte Benjamin escreveu uma carta de próprio punho que teve o efeito de uma verdadeira aula sobre como os estereótipos de gênero aprisionam a liberdade e a criatividade femininas desde cedo. A mensagem, enviada para a Lego, expressava a insatisfação com o fato de a marca de brinquedos produzir mais Legos direcionados para meninos do que para meninas. E mais: segundo Charlotte, as bonecas "meninas" só ficam sentadas em casa, vão às compras ou à praia e não trabalham. Já as versões dos meninos vivem aventuras, trabalho, salvam pessoas e ainda nadam com tubarões. 

Ao final, um pedido: "Quero que você faça mais meninas e as deixe participar de aventuras e se divertir, ok?". A mãe da garotinha enviou uma cópia da carta para o site Sociological Images, que publicou no Twitter. A porta-voz da empresa respondeu o texto afirmando que "Lego é para crianças de ambos os sexos e de todas as idades". Ao se tornar viral, a carta de Charlotte levantou uma série de discussões sobre como os brinquedos -- e os papéis que os adultos atribuem a eles - podem contribuir para a igualdade de gênero.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES