Dia de Ação de Graças: o que é e qual a origem do Thanksgiving Day

Esse é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gente sempre viu nos filmes, especialmente aqueles da época de Natal, famílias norte-americanas celebrando o famoso Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day (em inglês), ao redor de mesas fartas e decoradas com capricho. Mas você sabe do que se trata esse evento?

O Dia de Ação de Graças, basicamente, é um feriado religioso, um dia de agradecimentos pelos bons acontecimentos ao longo do ano. Nessa data, as pessoas se reúnem com a família e os amigos para demonstrar sua gratidão a Deus pelas bençãos colocadas em suas vidas.

Esse é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá. Aliás, o fim do Thanksgiving marca o início das festividades de Natal.

Entre os estadunidenses, a comemoração acontece na última quinta-feira do mês de novembro; e, entre os canadenses, na 2ª segunda-feira de outubro.

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

Registros históricos mostram que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos aconteceu em 1621, em Plymouth, Massachusetts. A festa foi feita pelos peregrinos fundadores da vila para celebrar o fim do inverno e a boa colheita de milho.

Também participaram da festa cerca de 90 índios, que foram convidados a compartilhar com os agricultores pratos assados e cozidos a base de milho. Não é à toa que até hoje o Dia de Ação de Graças é festejado com muita comida típica, como peru, purê de batata, batata-doce, cookies, tortas de abóbora, maçã, nozes e assim por diante.

A partir daquele ano, então, a comemoração de agradecimento a Deus passou a ser feita a cada Outono.

Em 1863, mais de 200 anos depois da primeira festa, o então presidente americano, Abraham Lincoln oficializou a festa na 4ª quinta-feira de Novembro, declarando a data como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Dia de Ação de Graças no Brasil

Pouca gente sabe, mas os brasileiros também têm um Dia de Ação de Graças oficial. Ele foi criado pela lei número 781, de 17 de agosto de 1949, que institui a quarta quinta-feira de novembro como a data a ser comemorada.

O problema é que mesmo se tratando de uma lei, por aqui essa foi uma das únicas festas que nunca virou moda e quase ninguém a celebra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES