Dia de São Jorge: confira a história e oração do Santo Guerreiro - O surgimento do Santo Guerreiro

Além do Brasil, Jorge é padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha, Portugal, Canadá, Lituânia, Rússia, Bulgária, entre outros. - O surgimento do Santo Guerreiro

Slide 3 de 6
Avalie a matéria:

O surgimento do Santo Guerreiro

Embora a figura histórica de São Jorge não tenha a existência comprovada, a santidade de Jorge da Capadócia surge tempos depois do dia 23 de abril de 303 d.C.

"Nos séculos VI e VII já há padres da igreja mencionando São Jorge. Com o fim da perseguição aos cristãos e depois com a cristianização do Império Romano em 380 d.C., a memória dos cristãos que deram sua vida antes os transformou em mártires", explica Fernando Torres Londoño, professor do departamento de História da PUC-SP.

Como, então, um mártir se converteu em um guerreiro montado em um cavalo, empunhando uma lança diante de um dragão cuspindo fogo? A resposta está na Espanha, a partir do século VIII.

As cruzadas deram ainda mais força à mitologia de São Jorge. Por volta do ano 1096, soldados cristãos rumaram a Jerusalém com o intuito de conquistar a chamada Terra Santa.

"Com as primeiras cruzadas, a fama de São Jorge se expandiu ao regresso dos soldados à Europa. Capelas em nome do santo que teria protegido os cristãos dos muçulmanos se levantaram por toda Europa e um dos símbolos do santo, a cruz com as quatro pontas iguais em vermelho, se espalhou por brasões e bandeiras", acrescenta Londoño.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES