Dia do Patrimônio Histórico Nacional: conheça 7 riquezas do Piauí - Parque Nacional da Serra da Capivara

De Norte a Sul o Piauí possui registros da própria história, que está escrita no patrimônio histórico brasileiro - Parque Nacional da Serra da Capivara

Slide 1 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parque Nacional da Serra da Capivara

Hoje, 17 de agosto, comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. No Piauí existem muitos destinos para o chamado turismo histórico. O Parque Nacional Serra da Capivara, por exemplo, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias

A área do Parque tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América. Na foto, a pintura rupestre mais conhecida e que estampa camisetas e material promocional no parque. Ela representa uma capivara, base da alimentação da caça nativa.

O Parque Nacional foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 7
SEÇÕES