Dia dos povos indígenas: veja os 6 mitos mais contados sobre eles

O dia foi definido como dia dos povos indígenas por uma lei aprovada no Congresso Nacional.

Avalie a matéria:
Dia dos povos indígenas: veja os 6 mitos mais contados sobre eles: | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda hoje, preconceitos e estereótipos alimentam um discurso anti-indígena prejudicial, perpetuando ideias falsas que distorcem a realidade e colocam em risco a vida e os direitos desses povos. Nesta sexta-feira (19) é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Diante disso,  separamos alguns mitos, reconhecendo a diversidade, a força e a importância fundamental dos povos originários para a construção de um Brasil mais justo e plural.

1° Mito: ‘Dia do índio’. Não se fala mais 'Dia do Índio’, isso porque o termo é considerado preconceituoso contra os povos originários. O dia foi definido como dia dos povos indígenas por uma lei aprovada no Congresso Nacional. 

2° Mito: Os indígenas estão extintos. Falso! Mais de 300 povos indígenas ainda habitam o Brasil, cada um com sua rica cultura, língua e modo de vida. Censo 2022 sobre os povos indígenas, trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), revela que o número de indígenas residentes no Brasil era de 1.693.535 pessoas, o que representava 0,83% da população total do país.

Em 2010, o IBGE contou 896.917 mil indígenas, ou 0,47% do total de residentes no território nacional. Isso significa que esse contingente teve uma ampliação de 88,82% desde o Censo Demográfico anterior. Esse aumento expressivo pode ser explicado também por mudanças metodológicas.

3° Mito: Os indígenas são preguiçosos e vivem de assistencialismo. Errado! Os indígenas são como guardiões da floresta e desenvolvem técnicas agrícolas ancestrais que preservam o meio ambiente. Os índios, escravizados durante o período colonial, foram estigmatizados como preguiçosos e selvagens pelos colonizadores, em parte devido à sua resistência ao trabalho. Saiba que eles realizam diversas tarefas árduas e contínuas, como caça, pesca, agricultura e construção, que demandam muitas horas e dias de trabalho sem folgas ou férias.

4° Mito: As terras indígenas atrapalham o desenvolvimento do país. Falso! As terras indígenas protegem a biodiversidade e garantem a preservação de saberes ancestrais essenciais para o futuro da humanidade.

5° Mito: Todos os indígenas são iguais. Falso! A diversidade é a marca dos povos indígenas. Existem mais de 300 povos no Brasil, cada um com sua língua, cultura, tradições e cosmovisão únicas.

6° Mito: Os indígenas não se adaptam ao mundo moderno. Errado! Os povos indígenas demonstram grande capacidade de adaptação e resiliência, incorporando elementos da modernidade sem abrir mão de sua identidade cultural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES