Dinossauro recém-descoberto tinha um incrível moicano de espinhos

Sem dúvidas, ainda temos muito o que aprender sobre essa família pouco conhecida de dinossauros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando ouvimos falar em dinossauros, logo pensamos nos dentes, nas garras e na força de grandes carnívoros, não é mesmo? Porém, vários herbívoros também eram muito bem equipados!

Bons exemplos disso são os tricerátopos, com os seus chifres, e os anquilossauros, com as suas caudas. Também podemos acrescentar a esse time o recém-descoberto Bajadasaurus pronuspinax, que tinha espinhos. Ele pertence à família Dicraeosauridae de quadrúpedes herbívoros e caminhava sobre a Terra há 140 milhões de anos, no início do período conhecido como Cretáceo Inferior.

O crânio descoberto na Patagônia Argentina pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) e pela Universidade Maimónides de Buenos Aires é a amostra mais completa de um dicraeossaurídeo.

Espinhos ainda são um mistério

O que faz o Bajadasaurus pronuspinax ser tão especial é o conjunto de espinhos existentes no pescoço. Além de apontarem para uma direção incomum, eles são muitos e podem atingir 1 metro!

Reprodução/IFL Science

“A função dos espinhos nos dicraeossaurídeos ainda é controversa. Com a descoberta do Bajadasaurus, acreditamos que será possível esclarecer algumas questões”, explica Pablo Gallina, pesquisador do Conicet.

Em um artigo publicado na revista Scientific Reports, ele e seus colegas argumentam que os espinhos do Bajadasaurus eram usados para defesa, já que são feitos de osso e cobertos de queratina, o que os torna muito mais resistentes. Eles também acreditam que, devido ao fato de os orifícios dos olhos ficarem perto do topo da cabeça, permitindo que o Bajadasaurus visse ao redor e acima, ele passou grande parte do tempo pastando.

Isso ainda explicaria a direção dos espinhos: eles protegeriam a cabeça e o pescoço do dinossauro de eventuais mordidas. Porém, outras funções seguem sendo consideradas, como regulação de calor e seleção sexual.

Sem dúvidas, ainda temos muito o que aprender sobre essa família pouco conhecida de dinossauros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES