Do deserto ao verde: cientistas querem transformar Sinai em oásis

Ideia é aplicar à península egípcia a mesma técnica usada para a recuperação vegetal de planalto no norte da China

Sinai | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lendário deserto do Sinai pode voltar a ser um espaço verde, tomado pela vegetação e por cursos d’água. Essa é a aposta de um grupo de engenheiros e cientistas que querem replicar na península egípcia uma técnica similar àquela utilizada para a recuperação vegetal do planalto de Loess, no norte da China.

No final dos anos 1990, a região passou por um processo massivo de transformação do solo. Houve plantio de árvores no topo das colinas, terraplanagem nas encostas íngremes e a adição de matéria orgânica ao solo. Em 20 anos, uma das regiões mais áridas da China virou um vale verde de terras agrícolas e produtivas.

Paisagem típica do Sinai: plano é transformar a península egípcia em uma região verdejante. Crédito: Florian Prischl/Wikimedia Commons

O “Guardian” contou como esses especialistas querem fazer o mesmo no Sinai. Desde 2016, o grupo está trabalhando na restauração de um lago na região, projeto que deu origem à iniciativa mais ambiciosa. Para eles, a restauração massiva do Sinai pode desfazer a degradação causada por milênios de atividade humana, além de contribuir para a captura e o armazenamento natural de carbono em áreas hoje desérticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES