Doença de Lyme: Descubra o que é o mal que afeta Justin Bieber

É causado por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e é transmitido pela picada do carrapato-estrela.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (08), Justin Bieber fez um post no Instagram para rebater os boatos de uso de drogas, afirmando que foi diagnosticado com a doença de Lyme, além de passar por um caso crônico de mononucleose que afetou sua pele, cérebro, energia e a saúde em geral. As informações são do Mega Curioso.

O mal foi descoberto na década de 70, em Lyme, uma cidade em Connecticut, nos Estados Unidos. É causado por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e é transmitido pela picada do carrapato-estrela. Para ocorrer a transmissão, o parasita precisa ficar na pele por um longo tempo, por volta de 24 horas. A doença não é muito comum em áreas urbanas, afetando mais habitantes de áreas rurais e turistas que curtem fazer passeios na natureza.

Os sintomas incluem manchas avermelhadas na pele, febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações; e eles podem durar de semanas a meses. Ainda não existe uma vacina para prevenir a doença, mas o tratamento é feito com antibióticos durante um período de 14 a 21 dias. Se não tratada, ela pode comprometer o sistema nervoso, causar meningite, encefalite, lesões no nervo óptico, problemas de equilíbrio, complicações cardíacas e acometimento crônico das articulações.

Doença de Lyme é rara no Brasil

Para nossa sorte, esse mal é difícil de ser relatado no Brasil, aparecendo mais no Hemisfério Norte, em continentes como Europa, Ásia e América do Norte. Mesmo sendo incomum aqui, um arquivo do Ministério da Saúde está disponível online, e ressalta a necessidade de procurar um hospital caso os sintomas apareçam.

Através do Twitter, a esposa de Justin, Hailey Bieber, agradeceu a cantora Avril Lavigne pelo grande impacto na conscientização da doença durante os últimos anos. Avril também sofreu com a doença de Lyme e precisou ficar afastada dos palcos por 5 anos para se recuperar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES