Doença transmitida por besouro deixa olho verde e “dói como parto”

Cerca de 30 casos foram registrados na região de Albury-Wodonga, desde dezembro do ano passado.

Doença transmitida por besouro deixa olho verde e “dói como parto” | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma doença que se espalhou na zona rural do sudeste da Austrália deixou profissionais de saúde em alerta. Apelidada de "olho de Natal" a infecção é ocasionada por secreções tóxicas de uma espécie minúscula de besouro, conhecido como orthoporus, que mede apenas meio milímetro e dificilmente é achado quando visto a olho nu.

Depois de infectados, os pacientes apresentaram uma coloração verde nos olhos e relataram ainda, sentir dores comparadas à de um parto. Segundo especialistas, ao ser esmagado, o inseto libera uma toxina, chamada pederina que, quando entra em contato com o olho, faz com que a superfície ocular "se encha de bolhas e caia".

Doença transmitida por besouro deixa olho verde e “dói como parto” | Foto: ReproduçãoCerca de 30 casos foram registrados na região de Albury-Wodonga, desde dezembro do ano passado. De acordo com o optometrista Rob Holloway, em entrevista à "7 News", geralmente a doença costuma aparecer durante o verão australiano e por isso, a ligação com o Natal em seu apelido.

Embora cause dor, a condição costuma ser tratada facilmente, segundo o especialista, e sem deixar sequelas, com o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos. A maneira de se proteger contra a infecção é usando óculos de proteção quando estiver ao ar livre, nas áreas em que o animal é detectado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES