Doentes assintomáticos também contaminam meio em que se encontram

Até os doentes assintomáticos com covid-19 podem contaminar o ambiente à sua volta e contagiar as pessoas com quem entram em contato.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até os doentes assintomáticos com covid-19 podem contaminar o ambiente à sua volta e contagiar as pessoas com quem entram em contato, segundo um estudo publicado hoje no boletim da Sociedade Americana de Microbiologia.

No estudo, realizado junto a pacientes na China, destaca-se a importância de limpar as áreas ocupadas por pacientes com covid-19, mesmo que estejam internados em salas com pressão negativa, que permitem a entrada de ar, mas obrigam o ar que sai a passar primeiro por um filtro.

Os pesquisadores afirmam que o isolamento de doentes com covid-19 assintomáticos provocam riscos para os seus familiares e defendem que estariam melhores em hospitais de acolhimento, salientando que o meio em que estão tem de ser rigorosamente limpo.

"A colocação de doentes com covid-19 em salas de pressão negativa pode transmitir uma falsa sensação de segurança, pelo que se deve fazer uma limpeza rigorosa do ambiente", escreve o principal autor do estudo, Zhiyong Zong, pesquisador no Departamento de Controle de Infecções do Hospital da China Ocidental e da Universidade de Sichuan.

O coronavirus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, pode infectar através de materiais ou objetos como roupa ou mobiliário, mas há poucos estudos sobre contaminação ambiental em torno de pacientes com a doença.

No novo documento, os pesquisadores recolheram amostras do ambiente e do ar em seis salas de internamento com pressão negativa em que estavam 13 doentes confirmados com casos ligeiros de covid-19 que tinham sido transferidos de uma enfermaria de isolamento em Chengdu, na China.

No estudo analisaram-se também dois doentes assintomáticos, recolhendo amostras das camas, maçanetas das portas dos quartos e dos banheiros, interruptores de luz, vaso sanitário, mesas de cabeceira, lençóis, almofadas, do chão e do ar.

Os pesquisadores encontraram o novo coronavírus em 44 de 112 amostras de superfícies, uma percentagem de 39,3%, enquanto todas as amostras de ar deram negativo.

"As conclusões do estudo sugerem que o ambiente em torno dos doentes estava largamente contaminado", afirma Zong.

"Num quarto individual com um doente assintomático, deram positivo quatro locais, incluindo a cama, almofada, lençol e a saída de ar. Isto ilustra que os doentes assintomáticos com covid-19 podem contaminar o meio em que estão e expor ao SARS-CoV-2 as pessoas com quem entram em contato direto, como os seus familiares ou os profissionais de saúde", acrescenta.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 477 mil mortos e infectou mais de 9,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES