Dor de cabeça? Aprenda a identificar os tipos mais comuns

Veja uma descrição das causas mais comuns

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você alguma vez sentiu que a sua cabeça estava prestes a explodir ou, ainda, que parecia que havia alguém martelando um dos lados do seu crânio? Pois praticamente todo mundo já sofreu com algum tipo de dor de cabeça na vida, e a seguir você poderá conferir uma breve descrição das variedades mais comuns. Confira:

1 – Cefaleia de tensão

Sabe aquela dorzinha chata que, apesar de não derrubar ninguém, incomoda um bocado? Essa é a cefaleia de tensão, o tipo mais comum de dor de cabeça que existe por aí. Ela costuma aparecer — como o próprio nome sugere — por conta do excesso de tensão na musculatura da região do pescoço, assim como dos que se encontram junto ao crânio, portanto como resultado de estresse, ansiedade, nervosismo e inquietação.

A intensidade dessa variedade de dor de cabeça não é muito forte — quando comparada aos demais tipos —, e sua duração pode variar de apenas alguns minutos a vários dias. A cefaleia de tensão também costuma ser bilateral e, às vezes, se caracteriza pela sensação de pressão na cabeça.

O tratamento mais comum está baseado no uso de analgésicos. Entretanto, quando as crises se tornam frequentes, em vez de medicamentos, é indicado que os afetados realizem atividades físicas — como a prática de yoga —, façam relaxamento e fisioterapia. Além disso, a acupuntura também pode ajudar a liberar a tensão muscular.

2 – Enxaqueca

As enxaquecas, como você sabe, consistem em fortes dores de cabeça que podem ser debilitantes. Normalmente, elas são antecedidas por uma sensação de formigamento na cabeça, vista embaçada e pela visão de padrões brilhantes — como “estrelinhas” e auras — e, quando as crises finalmente se manifestam, muitas vezes as dores são acompanhadas de sintomas como sensibilidade à luz e a barulhos, além de náuseas e vômitos.

Classificadas como um distúrbio neurovascular, as enxaquecas geralmente afetam pessoas com predisposição genética para a doença e são desencadeadas por diversas causas, como desequilíbrios hormonais, consumo de determinados alimentos — entre eles os embutidos, os queijos fortes, o chocolate e o açúcar —, estresse, insônia, jejum prolongado e a ingestão excessiva de café e bebidas alcoólicas. 

Para evitar a enxaqueca, é importante identificar quais são os fatores que desencadeiam as crises. Mas, se ela se manifestar, o tratamento envolve o uso de analgésicos, começando assim que aparecerem os primeiros sintomas. Além disso, a prática de atividades físicas regulares, hábitos de sono saudáveis, restrição no consumo de cafeína e de alguns alimentos e o controle do estresse também podem ajudar a evitar o problema.

3 – Cefaleia em salvas

Caracterizada por dores excruciantes e pulsantes em um dos lados da cabeça — e frequentemente atrás de um dos olhos —, a cefaleia em salvas também pode vir acompanhada de sintomas como o lacrimejamento, coriza, náusea, alteração da pupila, inchaço da pálpebra e até da face na lateral afetada.

Esse tipo de dor de cabeça costuma ser incrivelmente intensa e ter duração que varia entre 30 minutos a mais de uma hora, podendo se repetir várias vezes ao dia por intervalos que podem durar de três dias a dez semanas — por essa razão ela é chamada “cefaleia em salvas”. Ao contrário da enxaqueca, esta cefaleia é rara (e não vem acompanhada da sensibilidade ao ruído ou à luz), sem falar que não existe uma cura definitiva para ela.

No entanto, se você sofre com esta dor de cabeça horrorosa, alguns dos tratamentos são a inalação de oxigênio a 100% — durante 15 minutos —, o uso de potentes analgésicos e a aplicação de anestésicos. Além disso, existem algumas formas de prevenir as crises, como evitar o consumo de bebidas alcóolicas e manter hábitos saudáveis de sono.

4 – Sinusite

Se, além de sentir a cabeça doendo e pesada, você também sente dor nas maçãs do rosto, na testa ou ao redor dos olhos, existe a possibilidade de que você tenha sinusite — uma inflamação nas mucosas das cavidades ósseas que existem ao redor do nariz, na face e embaixo dos olhos.

A sinusite pode ser provocada por processos alérgicos ou infecciosos e, além das dores na cabeça e na face, também é possível que os doentes tenham febre, coriza, tosse, obstrução nasal e dificuldade para respirar. O tratamento depende do correto diagnóstico da doença — portanto, procure um médico! —, mas geralmente envolve o uso de antibióticos e corticoides.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES