Dor no couro cabeludo: você tem esse problema?

E entre os motivos que causam o quadro de dor no couro cabeludo, o especialista chama a atenção para a depressão

A dor que se sente no couro cabeludo pode ser causado por depressão | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tricodinia. O nome é estranho, mas traz um problema que tem se mostrado comum entre muitas pessoas. Trata-se de um quadro de dor no couro cabeludo.

O médico e tricologista, Ademir Leite Junior, tem constatado uma maior procura em seu consultório por pessoas que sofrem do problema, o que mostra que é preciso dar atenção a ele.

E entre os motivos que causam o quadro de dor no couro cabeludo, o especialista chama a atenção para a depressão.

Ele conta que encontrou dois artigos sobre o tema, de 2012 e 2009. Os dois trazendo semelhanças em alguns pontos.

O tricologista identificou mais pontos de semelhança entre os estudos e suas conclusões, mas alerta para o ponto oposto: as discordâncias quanto a relação entre ansiedade e a tricodinia. No artigo de 2012 não há a relação, mas no artigo 2009 ela já é apontada por meio da depressão.

Dor no couro cabeludo pode estar relacionado a depressão/reprodução internet

O médico ressalta, as experiências, observações e práticas em consultório tem valia também para se adiantar as tendências na área. “Em minha prática clínica, concordo com os estudos de 2003 e 2009, pois não apenas é passível de percebermos que pode haver um componente psicoemocional vinculado à tricodinia, como também a dor no couro cabeludo piora ou fica mais resistente ao tratamento quando estados ansiosos, depressivos ou outros comportamentos psiquiátricos se agravam”, pontua.

Quais causas comuns para dor no couro cabeludo

Os episódios de dor no couro cabeludo podem ter motivações que em pouco tempo são resolvidas por não serem exatamente tricodinia. Dr Ademir pontua algumas:

O uso de capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região acaba sendo suficiente para promover uma sensação leve de incômodo;

Aqueles que apresentam cabelos finos, ralos ou que são calvos podem desenvolver dor no couro cabeludo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras causadas pelas radiações ultravioletas. Para estes casos a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajuda muito a evitar que esta situação se instaure;

O excesso de oleosidade pode deixar o couro cabeludo mais sensível. Isto porque facilita o aparecimento do problema conhecido como dermatite seborréica que pode levar a este quadro.

É comum percebermos que pessoas que utilizam química capilar e que facilitam o contato da mesma com o couro cabeludo fiquem com o mesmo sensível. A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras. 

Tem tratamento?

O que explica o tricologista é que “o tratamento é longo e exige muito cuidado e atenção por parte do profissional. Em muitos casos, a colaboração interdisciplinar entre o médico responsável pelos cuidados com a pele e o couro cabeludo, o psiquiatra e o psicólogo faz-se necessária. A tricodinia é uma manifestação frequente nos pacientes com queda capilar, por exemplo, isso já demonstra a importância de ter o apoio profissional para que seja resolvido”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES