Dores de cabeça: os alimentos que provocam e os que evitam

Certas mudanças na alimentação ajudam a prevenir as tão incômodas dores de cabeça. Saiba quais substâncias são as responsáveis pelo tormento e as que atenuam a condição!

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se entupir constantemente de analgésicos não é a melhor solução para a dor de cabeça. E sim é possível prevenir as crises de enxaquecas através de alguns ajustes na alimentação. Isto porque as dores de cabeça fortes e enxaquecas resultam do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Resultado: inflamação e dor. As informações são do Notícias ao Minuto.

A comida tem muito a ver o processo de inflamação do organismo. Alimentos como carnes processadas e salsichas, hambúrgueres e presunto, contêm nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Ou seja, para os indivíduos mais suscetíveis, tal é suficiente para desencadear a dor.

Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar o incómodo. É o caso dos peixes gordos, ricos em ômega-3, como a sardinha, o atum, truta e salmão.

Ajustes na alimentação

O que deve ser cortado da dieta:

Nitritos e nitratos

Dilatam os vasos. Presentes na linguiça, presunto, salsichas, carnes processadas, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.

Tiranina

Liberta a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoins, carnes defumadas e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.

Fenois, aldeídos e sulfitos

Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e libertam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.

O que deve incluir na alimentação

Gorduras boas

Os do azeite, da sardinha, do salmão e das anchovas agem no controle da dor.

Triptofano

Ajuda a libertar serotonina, que promove bem-estar. Invista em alimentos como banana, chá de erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão, granola e cereais integrais.

Anti-histamínicos

Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão nos orégano, no cravo, na canela e no gengibre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES