Dossiê da depilação na quarentena

Especialista dá 10 dicas do que se deve e do que não se deve fazer neste período

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com os salões de beleza fechados, muitas mulheres se perguntam como cuidar da depilação íntima. Na última semana, a influenciadora e coach de emagrecimento Mayra Cardi foi às redes sociais compartilhar sua frustração. No twitter, mulheres também estão compartilhando relatos sobre o crescimento dos pelos durante a quarentena.

Para a dermatologista Gina Matzenbacher é possível manter a depilação em casa, que pode ser feita com lâmina, por exemplo.

"Esse é o método mais seguro. No entanto, sabemos que não é eficaz, já que os pelos voltam no dia seguinte", comenta. Se você faz depilação a laser e está preocupada com o crescimento dos pelos, a médica tem uma má notícia: eles vão voltar!

"Quando a gente trabalha com tecnologia pra tratar o pelo, se ele volta a crescer é porque o folículo se refez e é preciso uma nova sessão de laser para aniquilar esse folículo. Por isso que os intervalos entre as sessões são regrados. Com a quarentena e intervalos maiores, você terá que fazer mais sessões quando o isolamento acabar", explica.

Para quem está se questionando sobre o que fazer para manter uma rotina de cuidados com os pelos em casa, a dermatologista explica a seguir. Atenção para as dicas:

1 - Quem utiliza métodos de depilação a laser ou fotodepilação, que precisam de manutenção periódica, corre o risco dos pelos que já não estavam crescendo voltarem a crescer?

Quem faz fotodepilação e laser corre o risco de perder um pouco o resultado porque esses tratamentos com tecnologias exigem uma periodicidade. O intervalo entre as sessões tem que ser conforme o crescimento do pelo. Isso vai ter que ser compensado no futuro com mais sessões.

2 - Quem faz depilação com cera pode fazer o mesmo em casa? Quais são os riscos?

Se a pessoa já fez depilação com cera, sozinha, e tem o costume de fazer, eu sugiro que faça. Mas se a pessoa não tem essa prática ou nunca fez, sugiro que espere ou tente outro método de depilação. O risco de fazer depilação com cera quente é queimar a região a ser tratada. Com a cera fria, ela pode ter alergias e danos ao arrancar o pelo.

3 - De forma geral, o uso de lâmina para a depilação íntima é recomendado? Por quê? Quais os cuidados necessários?

A depilação íntima da virilha pode ser feita com lâmina. Acredito que esse seja um dos melhores métodos pra a região. Deve-se usar uma lâmina nova, e o ideal é que ela seja trocada, pelo menos, uma vez por semana. Além disso, pode ocorrer uma infecção no local por resíduo de pele e até mesmo de sangue, onde fungos podem ser colonizados. É importante que a depilação seja feita na frente do espelho ou no banho, usando sabonete no local, com a pele molhada, para que a lâmina deslize mais facilmente.

4 - Usar lâmina pode deixar o pelo mais grosso? Por quê?

Não, isso é um mito. O que acontece é que, na depilação com lâmina, há crescimento do pelo já no dia seguinte. Esse pelo inicial é mais grosso.

5 - E os cremes depilatórios, são indicados para a região íntima? Por quê? Quais os cuidados necessários?

Eles podem ser usados, mas o grau de irritação é muito grande, por isso não se aconselha. Os cremes depilatórios têm o potencial de amolecer o pelo; o grau de química que eles contêm é muito forte. A

pela das partes íntimas absorve o que se aplica nela, é uma pele muito fina. Com isso, os cremes podem irritar com muita facilidade.

6 - Na internet existem receitas caseiras de preparo de cera, com limão e mel, por exemplo. Você aconselha o uso dessas receitas? Elas podem fazer mal à pele?

Eu desaconselho fazer cera em casa. Jamais usar limão na pele, pois não é saudável e a chance de queimadura com hiperpigmentação pós-inflamatória é muito grande. A pele pode ficar manchada pelo uso dessas substâncias.

7 - Qual o método de depilação mais indicado agora na quarentena? Qual é o grau de eficiência desse método?

Na quarentena, pra quem tem o costume de usar cera, sugiro seguir esse método. Pra quem não tem o hábito da cera, sugiro a lâmina. Ela é 100% eficiente.

8 - Quais são as dicas e recomendações para quem tem pelos encravados?

Pra quem tem pelo encravado, no período de quarentena, minha sugestão é esfoliar bastante a região antes de aplicar algum método de depilação. Isso serve para individualizar os pelos, deixá-los mais soltinhos e menos encravados. Com um esfoliante corporal ou íntimo, você esfolia a região e depois passa a lâmina com bastante creme ou espuma de sabonete. É importante usar a lâmina sempre no mesmo sentido. Outro segredo é usar um creme à base de corticoide, normalmente prescrito pelo dermatologista, no pós-depilatório imediato, desinflamar a pele.

9 - Como preparar a pele para a depilação íntima?

A principal dica pra quem vai passar a lâmina, que é o método mais indicado pra quem não tem experiência com cera em casa, é passar com bastante creme ou espuma de sabonete, de preferência no banho a lâmina em um só sentido, com todo cuidado para não se cortar.

10 - Quais são as dicas gerais para evitar alergias, irritações e inflamações após a depilação íntima?

Indico o uso de uma lâmina nova. Com isso, o fio da lâmina terá melhor resultado no corte do pelo e menor chance de infecção por fungos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES