Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Dossiê da depilação na quarentena

Especialista dá 10 dicas do que se deve e do que não se deve fazer neste período

Compartilhe

Com os salões de beleza fechados, muitas mulheres se perguntam como cuidar da depilação íntima. Na última semana, a influenciadora e coach de emagrecimento Mayra Cardi foi às redes sociais compartilhar sua frustração. No twitter, mulheres também estão compartilhando relatos sobre o crescimento dos pelos durante a quarentena.

Para a dermatologista Gina Matzenbacher é possível manter a depilação em casa, que pode ser feita com lâmina, por exemplo.

"Esse é o método mais seguro. No entanto, sabemos que não é eficaz, já que os pelos voltam no dia seguinte", comenta. Se você faz depilação a laser e está preocupada com o crescimento dos pelos, a médica tem uma má notícia: eles vão voltar!

"Quando a gente trabalha com tecnologia pra tratar o pelo, se ele volta a crescer é porque o folículo se refez e é preciso uma nova sessão de laser para aniquilar esse folículo. Por isso que os intervalos entre as sessões são regrados. Com a quarentena e intervalos maiores, você terá que fazer mais sessões quando o isolamento acabar", explica.

Para quem está se questionando sobre o que fazer para manter uma rotina de cuidados com os pelos em casa, a dermatologista explica a seguir. Atenção para as dicas:

1 - Quem utiliza métodos de depilação a laser ou fotodepilação, que precisam de manutenção periódica, corre o risco dos pelos que já não estavam crescendo voltarem a crescer?

Quem faz fotodepilação e laser corre o risco de perder um pouco o resultado porque esses tratamentos com tecnologias exigem uma periodicidade. O intervalo entre as sessões tem que ser conforme o crescimento do pelo. Isso vai ter que ser compensado no futuro com mais sessões.

2 - Quem faz depilação com cera pode fazer o mesmo em casa? Quais são os riscos?

Se a pessoa já fez depilação com cera, sozinha, e tem o costume de fazer, eu sugiro que faça. Mas se a pessoa não tem essa prática ou nunca fez, sugiro que espere ou tente outro método de depilação. O risco de fazer depilação com cera quente é queimar a região a ser tratada. Com a cera fria, ela pode ter alergias e danos ao arrancar o pelo.

3 - De forma geral, o uso de lâmina para a depilação íntima é recomendado? Por quê? Quais os cuidados necessários?

A depilação íntima da virilha pode ser feita com lâmina. Acredito que esse seja um dos melhores métodos pra a região. Deve-se usar uma lâmina nova, e o ideal é que ela seja trocada, pelo menos, uma vez por semana. Além disso, pode ocorrer uma infecção no local por resíduo de pele e até mesmo de sangue, onde fungos podem ser colonizados. É importante que a depilação seja feita na frente do espelho ou no banho, usando sabonete no local, com a pele molhada, para que a lâmina deslize mais facilmente.

4 - Usar lâmina pode deixar o pelo mais grosso? Por quê?

Não, isso é um mito. O que acontece é que, na depilação com lâmina, há crescimento do pelo já no dia seguinte. Esse pelo inicial é mais grosso.

5 - E os cremes depilatórios, são indicados para a região íntima? Por quê? Quais os cuidados necessários?

Eles podem ser usados, mas o grau de irritação é muito grande, por isso não se aconselha. Os cremes depilatórios têm o potencial de amolecer o pelo; o grau de química que eles contêm é muito forte. A

pela das partes íntimas absorve o que se aplica nela, é uma pele muito fina. Com isso, os cremes podem irritar com muita facilidade.

6 - Na internet existem receitas caseiras de preparo de cera, com limão e mel, por exemplo. Você aconselha o uso dessas receitas? Elas podem fazer mal à pele?

Eu desaconselho fazer cera em casa. Jamais usar limão na pele, pois não é saudável e a chance de queimadura com hiperpigmentação pós-inflamatória é muito grande. A pele pode ficar manchada pelo uso dessas substâncias.

7 - Qual o método de depilação mais indicado agora na quarentena? Qual é o grau de eficiência desse método?

Na quarentena, pra quem tem o costume de usar cera, sugiro seguir esse método. Pra quem não tem o hábito da cera, sugiro a lâmina. Ela é 100% eficiente.

8 - Quais são as dicas e recomendações para quem tem pelos encravados?

Pra quem tem pelo encravado, no período de quarentena, minha sugestão é esfoliar bastante a região antes de aplicar algum método de depilação. Isso serve para individualizar os pelos, deixá-los mais soltinhos e menos encravados. Com um esfoliante corporal ou íntimo, você esfolia a região e depois passa a lâmina com bastante creme ou espuma de sabonete. É importante usar a lâmina sempre no mesmo sentido. Outro segredo é usar um creme à base de corticoide, normalmente prescrito pelo dermatologista, no pós-depilatório imediato, desinflamar a pele.

9 - Como preparar a pele para a depilação íntima?

A principal dica pra quem vai passar a lâmina, que é o método mais indicado pra quem não tem experiência com cera em casa, é passar com bastante creme ou espuma de sabonete, de preferência no banho a lâmina em um só sentido, com todo cuidado para não se cortar.

10 - Quais são as dicas gerais para evitar alergias, irritações e inflamações após a depilação íntima?

Indico o uso de uma lâmina nova. Com isso, o fio da lâmina terá melhor resultado no corte do pelo e menor chance de infecção por fungos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar