Em brincadeira, turista abre cofre trancado há 40 anos em museu

Á época, o gerente do estabelecimento havia esquecido a combinação necessária para abrir o objeto.

| Stephen Mills
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um turista sortudo resolveu um mistério de décadas que intrigava os moradores da cidade deVermilion, na província de Alberta, no Canadá. De primeira, em uma tentativa completamente aleatória, Stephen Mills abriu um cofre que estava trancado há 40 anos. As informações são da Revista Galileu

De acordo com os responsáveis pelo museu da cidade, onde o objeto está agora, o cofre pertencia ao Hotel Brunswick, que foi fechado na década de 1970. Á época, o gerente do estabelecimento havia esquecido a combinação necessária para abrir o objeto.

As autoridades da região entraram em contato com outros funcionários do antigo hotel, e chamaram especialistas em cofres para tentar abrir o baú — que pesa mais de uma tonelada —, mas ninguém chegou perto de desvendar o mistério. Os especialistas afirmaram que tentar forçar a abertura do equipamento apenas causaria danos a ele.

Crédito: Stephen Mills

O caso se popularizou na região e diversos turistas viajavam até o local para "tentar a sorte", exatamente como Mills: "Vou tentar só pela risada", contou à emissora CBC. De acordo com o turista, ele tentou uma "combinação típica": "Três vezes no sentido horário (20), duas vezes no sentido anti-horário (40), e uma vez no sentido horário (60), e então... Ah, meu Deus!".

No momento, Mills e a família estavam na sala do cofre, junto com Tom Kibblewhite, voluntário do museu: "Não levou mais de dois minutos, e o cofre abriu. Eu estava em estado de total choque, e ele também", contou. "Perguntei se ele tinha experiência prévia como abridor de cofres, mas ele me disse 'não, sou apenas um maquinista'", lembrou Kimblblewhite em entrevista ao Vermilion Standard.

O cofre continha apenas alguns documentos do hotel, incluindo um bloco de pedidos de restaurante e um holerite de 1977. "Eles não têm valor algum, mas são de grande interesse para nós. Isso nos dá uma ideia de como eram os lugares na década de 1970", disse o voluntário. Agora os funcionários do museu planejam deixar a porta do cofre entreaberta, porque temem que, se fechado, não será possível abrir o equipamento de novo.

Apesar de não ter encontrado um grande tesouro, Mills disse ter se sentido muito sortudo por ter feito a descoberta — e deveria. Jeffrey Rosenthal, da Universidade de Toronto, afirmou à emissora britânica BBC que a chance de acertar a combinação de primeira era de uma em 8 mil. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES