Empresa projeta maior avião do mundo com tamanho de campo de futebol

Uma startup americana projetou a aeronave para transportar pás gigantes de turbinas e facilitar a construção de parques eólicos

Empresa projeta maior avião do mundo com tamanho de campo de futebol | Foto: Irradiar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aviação é um dos setores enfrentando grandes desafios na nova era dos transportes, devido à sua alta emissão de dióxido de carbono e ao tamanho das aeronaves. Destaque para a Radia, nova empresa de energia americana, que planeja construir o maior avião cargueiro do mundo. Sua finalidade seria transportar pás gigantes de turbinas eólicas para impulsionar a transição energética. 

QUEM COMANDA O PROJETO? O projeto é liderado por Mark Lundststrom, um cientista de foguetes graduado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em 2016, ele fundou a Radia com o propósito de empregar soluções aeroespaciais na ampliação da energia eólica, abordando a logística de transporte como o principal desafio nesse campo. Conforme relatado ao Wall Street Journal, Mark Lundststrom e sua equipe de engenheiros dedicaram os últimos sete anos ao trabalho e aprimoramento do projeto do navio, nomeado "Windrunner". 

✈️ MEDIDAS DA AERONAVE: A aeronave possui 108 metros de comprimento, 24 metros de altura e uma envergadura de 80 metros, com capacidade de carga de 80 toneladas. Seu tamanho é comparável ao de um campo de futebol e é quase 25 metros mais longo que o maior avião militar existente, superando até mesmo um Boeing 747. Se bem-sucedido, este será o maior avião do mundo em termos de dimensões e volume de carga. Para pousá-lo, será necessária uma pista de 1.800 metros de comprimento.

'Comprimento de campo de futebol e promessa de revolução eólica': conheça Windrunner, o maior avião do mundo — Foto: Irradiar  

OBJETIVO NA CONSTRUÇÃO DA AERONAVE: A empresa, com sede em Boulder, Colorado, tem como objetivo desenvolver uma aeronave para reduzir as limitações logísticas que atualmente dificultam a expansão da energia eólica. O transporte de grandes pás de turbinas eólicas é essencial para a construção de parques eólicos mais amplos, pois pás maiores resultam em turbinas mais eficientes. No entanto, as restrições de infraestrutura terrestre, como pontes e túneis, limitam o transporte dessas peças. A nova aeronave visa superar essas limitações, facilitando o transporte de pás de turbinas eólicas de grande porte. 

VALORES DO PROJETO: De acordo com informações do Wall Street Journal, a empresa de Lundstrom possui um financiamento de US$ 104 milhões para o desenvolvimento do projeto e alcançou uma avaliação de mercado de US$ 1 bilhão, conforme dados do PitchBook. Entre os apoiadores estão a gigante do petróleo e empresas de capital de risco, como Caruso Ventures, Capital Factory e Good Growth Capital. Os colaboradores e consultores da Radia incluem executivos atuais e antigos da Administração Federal de Aviação, Boeing, empresas de serviços públicos e desenvolvedores de energia renovável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES