Entenda a diferença entre gosto e sabor

Para auxiliar na identificação, o Comitê Umami preparou um “guia” para facilitar a definição do que é gosto ou sabor

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As definições de gosto e sabor são sempre utilizadas para explicar a sensação do paladar após a ingestão de um alimento. Muitas vezes até parecem sinônimos, mas não são, já que cada um tem as suas particularidades e funções diferentes. Para auxiliar na identificação, o Comitê Umami preparou um “guia” para facilitar a definição do que é gosto ou sabor. Confira a seguir.

O que é gosto?

Doce, salgado, azedo, amargo e umami. Esses são os cinco – e únicos – gostos que o paladar humano consegue identificar. E é a partir dessa informação que conseguimos definir a sensação que temos ao ingerir um alimento. A identificação de cada um deles é feita pelos receptores presentes nas papilas gustativas que, ao notarem qual é o gosto, enviam a informação para o cérebro.

O que é sabor?

Segundo publicação da revista britânica Nature, Berry Smith, professor da Escola de Estudos Avançados de Londres, explica que o sabor, para ser definido, envolve diversos detalhes. “Ele é o resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar. Além disso, situações externas podem ser determinantes para a percepção dos sabores, como humor, sons e, até mesmo, a iluminação do ambiente”. Já o especialista Stuart Firestein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em vídeo publicado pelo site americano Big Think, comenta que a temperatura e a consistência dos alimentos também são fundamentais. “Você não aprecia um alimento liso ou escorregadio quando a sua expectativa, em relação a ele, não é essa”.

Como diferenciar gosto e sabor em poucos minutos

Faça o teste a seguir e entenda a diferença entre os dois conceitos:

- Pegue uma bala;

- Tape o nariz;

- Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado;

- Mastigue a bala por alguns segundos;

- Depois destape o nariz.

Em um primeiro momento, com o nariz tapado, é possível apenas sentir o gosto doce. Quando destapado, é possível sentir o sabor da bala (morango, uva, hortelã, entre outros), já que existe a interação ente o paladar e o olfato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES