Entenda a importância de se preparar para engravidar

Além de contribuir para o aumento das chances de engravidar mais rápido, o planejamento da gestação pode impactar na saúde futura do bebê

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O planejamento da gravidez é algo bastante particular e impactante na vida de grande parte das famílias. Cada vez mais, pais e mães se preocupam em escolher o momento certo na vida pessoal e profissional para ter um bebê. Agora, a ciência adiciona mais um item a ser considerado quando decide-se ter um filho. Antes mesmo da concepção, é muito importante que o pai e a mãe se preparem também do ponto de vista nutricional. É o que revelam evidências recentes que estão mudando tudo o que se pensava sobre a importância dos alimentos para a formação de crianças saudáveis.

 Até o estudo, sabia-se que uma boa nutrição era fundamental durante e depois da gestação. O conhecimento embasava o conceito de mil dias criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que servia de guia para profissionais de saúde de todo o mundo. O que as pesquisas atuais revelam é que o cuidado tem de começar antes, ainda na pré-concepção. Este período, que envolve os três meses anteriores à gravidez é de extrema relevância para a saúde do bebê que está por vir. Essa conta amplia o ciclo de mil para os 1.100 dias que moldarão o futuro do bebê.

 Esses três meses adicionados servirão para que o organismo da mãe componha uma espécie de  “banco de nutrientes“ que serão vitais para o desenvolvimento do feto e que terão repercussão ao longo de toda a vida adulta. Quando este banco é criado, virá ao mundo um indivíduo com matéria-prima para evoluir muito mais nas habilidades físicas e cognitivas. A combinação dos nutrientes certos podem afastar doenças crônicas como diabetes ou problemas cardiovasculares.

 E já que esse período é tão importante, como se preparar da maneira ideal e oferecer o máximo de nutrientes possível ao bebê que ainda nem começou a se formar?

 De acordo com o Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, a ABRAN, no Brasil muito se fala sobre o ácido fólico, mas pouca gente sabe que há outros nutrientes que também são de extrema importância no período: “A população, em geral, está consumindo pouco ômega-3 e muito ômega-6. O abuso de óleos vegetais, fontes do tipo 6, ajuda a explicar esse fenômeno e tamanho desajuste pode prejudicar a atuação do ômega-3. Existem evidências de seu papel em prol de diversas estruturas do sistema nervoso em formação, por exemplo“, explica o especialista.

 Outro fator que colabora para uma alimentação menos nutritiva é a correria do cotidiano moderno. “Poucas pessoas têm a oportunidade de almoçar em casa, não sobra muito tempo para se dedicar à alimentação equilibrada, com espaço para adotar a recomendação do consumo diário que é de 200 a 400 gramas de vegetais”, lamenta o nutrólogo.

 É por essas e outras que os cardápios não contemplam uma quantidade satisfatória de substâncias preciosas para quem deseja engravidar. Ribas destaca alguns dos mais importantes: ácido fólico, ferro, zinco, vitamina B12, vitamina D, cálcio e ômega-3. A mulher deve ter reservas apropriadas para que seu organismo não sofra depleções na gestação e para garantir que seu filho cresça saudável.

Vale destacar que a combinação dos micronutrientes, em quantidade ideal, potencializa a ação dessas vitaminas e nutrientes. Por esse motivo, ao longo da gravidez a suplementação é muito bem-vinda. “É preciso analisar os hábitos alimentares e exames laboratoriais para estabelecer as dosagens corretas e ideais para cada pessoa. Só assim é possível se manter saudável o bastante para que o bebê aproveite, de fato, todos os benefícios dessa boa nutrição”, finaliza o nutrólogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES