Entenda como um mosquito sabe que você vai matar ele

Um estudo recente promete comprovar isso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca já teve aquela indesejável marca de picada de mosquito? pois é. Além das marcas e coceira, eles ainda podem transmitir doenças. Com isso, as pessoas buscam estratégias de se livrar desses insetos, que vai de repelentes até raquetes elétricas. Ainda assim, são bem difíceis de serem contidos. A rapidez de  se desviar daquelas palmadas milimetricamente calculadas nos fazem questionar se eles sabem que estão sendo mirados. Ou sabem? parece que sim. Um estudo recente promete comprovar isso.

Descoberta

O estudo que acabou chegando a essa conclusão foi feito por um grupo da Universidade de Washington e pode ser mais complexa do que você imagina. Já a algum tempo, os estudiosos descobriram que o comportamento dos mosquitos na hora de picar uma pessoa não é feito ao acaso não é feito ao acaso. Eles não picam de forma aleatória e até possuem preferências. E, recentemente, os cientistas acabaram descobrindo um fator ainda mais interessante. Os mosquitos tem "memória" e conseguem lembrar de situações específicas.

Provavelmente, no momento em que você tenta atacar um mosquito,e ele se sente ameaçado, o mesmo irá guardar o seu cheiro e algumas outras características como fatores de risco. Fazendo com que você seja associado a uma memória negativa e, no futuro, ele irá se lembrar disso. Essa experiência fará com que ele identifique uma futura situação de risco quando passar por ela novamente.

Ideia

Após fazerem essa descoberta, os pesquisadores acabaram tendo uma ideia ousada. Eles queriam ver se era possível utilizar esse fator de 'aprendizagem' para fazer com que os mosquitos parassem de picar os humanos. E, para que isso fosse possível, eles recriaram a situação "traumatizante" do ataque nos mosquitos. De forma com que essa fosse associada aos humanos, criando recordações traumatizantes de sua cor, cheiro e vibração, ativando o desejo de fuga do mesmo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES