Entenda o que é fascismo e o que o uso da palavra significa

A palavra tem origem italiana e vem de “fascio”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos tempos tem-se ouvido falar cada vez mais os termos “comuna” e “coxinha”. Alguns ainda vão além e chamam outros de fascistas. Mas será que estão usando esse termo corretamente? Então, o que é fascismo?

Bom, a palavra tem origem italiana e vem de “fascio”, que significa “feixe”. Também conhecido como “fascio littorio”, o “fascio” era um machado revestido por varas de madeira, muito utilizado na Roma Antiga.

Era muito comum ver os guarda-costas de pessoas importantes usando essa arma. Era símbolo de autoridade e usado para punição corporal.

O que é fascismo?

O “fascio” foi usado pelo ditador italiano Benito Mussolini, no início do século 20. Mussolini usou esse como o símbolo de seu novo partido. Fundado em 1914, o grupo “Fasci d’Azione Rivoluzionaria”, mais tarde (1922) se tornaria o conhecido Partido Nacional Fascista.

Na época, o país passava por uma de suas piores crises desde sua tardia unificação (1870). Além das graves consequências resultadas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com o fascismo, Benito Mussolini prometia trazer de volta à Itália os áureos tempos do antigo Império Romano.

O “Manifesto Fascista”, foi escrito por Alceste de Ambris e Filippo Marinetti, em 1919. Que foi publicado originalmente com o título “Il manifesto dei fasci italiani di combattimento”.

Esse manifesto propunha um conjunto de medidas que, teoricamente, resolveriam os problemas da época. Assim, com o passar do tempo, o termo “fascismo” começou a ser usado para nomear as políticas adotadas por Mussolini e seus seguidores.

Em 1922 o regime de Mussolini começou oficialmente. Quando o ditador assumiu o cargo de primeiro ministro da Itália. Mas Mussolini implantou um sistema nacionalista, imperialista, antiliberal e antidemocrático. Seu governo foi totalitário, privilegiando os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais.

Em 1943 o fascismo italiano quase chegou ao fim. Por conta da invasão dos países Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. Mas os nazistas deram o uma segunda chance. Os alemães resgataram Mussolini e o levaram para o norte da Itália. Onde ele tentou restituir seu governo.

Então, em 1945, quando os Aliados tomaram o norte da Itália, Mussolini foi capturado e fuzilado por guerrilheiros da resistência italiana. Seu corpo foi exposto em praça pública. A Itália, ao lado das forças do Eixo, perdeu a guerra. Dessa forma, o termo “fascista” se tornou pejorativo. Sendo sinônimo de autoritarismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES