Entenda por qual motivo você tem gases em excesso durante voos

Eles explicam que quanto maior a altitude, mais gases intestinais são produzidos pelo nosso corpo.

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você costuma pegar voos, seja a lazer ou a trabalho, talvez já tenha passado por essa situação que, apesar de parecer, não é tão peculiar como se pensa: flatulência durante o voo. Não se trata de falta de educação ou descaso com o colega do assento ao lado e a ciência pode explicar os motivos da escapadinha. As informações são do Mega Curioso.

De acordo com professores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, a flatulência durante os voos não apenas é bastante comum como é também natural. Eles explicam que quanto maior a altitude, mais gases intestinais são produzidos pelo nosso corpo.

Os cientistas que se dedicaram a estudar as causas da flatulência nas alturas concluíram que tudo não passa de uma questão “simples” de física. O aumento na produção de gases ocorre em grandes altitudes porque quando a pressão diminui, o gás ocupa mais espaço, aumentando de volume.

Crédito: Getty Images

Além do professor Jacob Rosenberg, outros cinco pesquisadores se dedicaram a explicar os motivos das barrigas inchadas e das flatulências liberadas em pleno voo. “A pressão cai e o ar deve se expandir em um espaço maior”, explicou em entrevista à BBC. A estimativa do professor é de que um litro de gás ocupe um volume 30% maior durante uma viagem de avião. Além disso, os pesquisadores calcularam que um adulto médio pode expulsar cerca de 10 flatulências diariamente.

Apesar de parecer besteira ou capricho, a flatulência durante o voo pode ser perigosa para a saúde de pessoas mais velhas, explica Rosenberg. “Se você é jovem e saudável, não é um problema, mas para pessoas mais velhas pode ser um esforço arriscado para o coração", disse.

Os pesquisadores alertam ainda que reter a flatulência por um longo tempo — lembre-se dos voos de 18 horas — pode causar mais do que desconforto. Entre os sintomas dessa retenção estão dor, inchaço, dispepsia (desconforto na área superior do abdômen) e azia.

Os estudiosos deram até dicas para amenizar o desconforto: utilizar almofadas e caminhar durante o voo para evitar o acúmulo de gases. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES