mais

'Escada mais famosa' de MS vira cenário para turistas durante mergulho

O local se transformou em palco obrigatório para fotos e vídeos de quem mergulha ou simplesmente visita o atrativo, a ponto de já ser conhecida como a "escada mais famosa" do estado.

Cenário de imagens fantásticas, a escada que dá acesso à Lagoa Misteriosa - a sétima caverna inundada mais profunda do Brasil - em Jardim, Mato Grosso do Sul, viralizou na internet. O local se transformou em palco obrigatório para fotos e vídeos de quem mergulha ou simplesmente visita o atrativo, a ponto de já ser conhecida como a "escada mais famosa" do estado.

O guia de turismo que vive e trabalha na região, Maycon Portilho, explica que a escada tem 190 degraus do mirante até a margem da lagoa, e que na parte inundada, são mais 30 degraus:

"A cada dez pessoas, no mínimo 9 querem fazer foto na escada. Posso afirmar que é a escada mais famosa do nosso estado. Talvez esse título pode ser dado pelo acesso que ela dá a um dos lugares mais incríveis quando se trata de natureza", explicou ao G1.

Casal fez questão de conhecer de perto a escada mais famosa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Redes Sociais)Casal fez questão de conhecer de perto a escada mais famosa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Redes Sociais)

Ainda de acordo com o guia, visitantes de várias partes do Brasil, desembarcam na região - conhecida pelos rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas - a escada tem se tornada o cenário ideal para produção de belas imagens: "O resultado são fotos e imagens incríveis que despertam a atenção para que outras pessoas queiram conhecer esse lugar fantástico", ressaltou.

O diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, explicou que a forma espontânea com que a escadaria vêm sendo divulgada nas redes sociais, ressalta ainda mais as belezas do local e tem contribuído para impulsionar o turismo que abrange as cidades da região. "Realmente a escada se tornou a mais famosa por conta do tamanho e também pelo acesso que ela dá a esse local que encanta qualquer um por sua beleza exuberante", reforçou.

Maycon Portilho, explica que a escada tem 190 degraus do mirante até a margem da lagoa. (Redes Sociais)Maycon Portilho, explica que a escada tem 190 degraus do mirante até a margem da lagoa. (Redes Sociais)

Portilho ainda explicou que as pessoas têm acesso à escada somente por 5 meses ao longo do ano, entre abril e agosto. Essa restrição mantêm a qualidade e a segurança da estrutura:

"Ela fica fechada justamente porque tem um processo natural de proliferação de algas. O período que chove mais, mais matéria orgânica é levada para dentro da lagoa e isso aumenta a proliferação de alga. No período que chove menos, automaticamente tem menos resíduos e a lagoa volta a ficar azul e é um azul extremamente encantador", explicou.

A profundidade e as características da lagoa são dos fatores que contribui para o seu encanto. Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o local tem mais de 220 metros de coluna d’água.

Com apenas 20 anos, o jovem Iago Bernardo tem feito sucesso na internet com vídeos de mergulhos acompanhados de acrobacias e o famoso arco de bolhas que ele mesmo faz e ainda passa por dentro.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail