Escovou os dentes e sentiu sede depois? Saiba porque isso acontece!

Especialista explica a razão dessa sensação que vem logo após se escovar os dentes

Porque se sente sede logo após escovar os dentes | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escovou os dentes e depois de fazer a limpeza bucal com creme dental e enxaguante, sentiu sede? Tem uma razão para isto.

Leia Mais

O fato de sentir sede logo após  escovar os dentes ocorre em razão de uma substância encontrada nas pastas e nos enxaguantes bucais: o Lauril Sulfato de Sódio

O composto químico usado na escovação possui um tipo de detergente - reprodução

Espuma

Trata-se de um composto químico, é um tipo de detergente. Sua função desengordurante provoca espuma durante a escovação. Assim destaca o cirurgião dentista, Anderson Brasil.

Segundo ele, a substância química presente em grande parte dos cremes dentais contribui para a prevenção de cárie e ainda daquela sensação refrescante na boca. 

Mas ocorre que possui sódio em sua composição. E isso pode trazer efeitos colaterais. Alguns deles são a sede e o ressecamento da mucosa bucal, provocando mau hálito, gosto amargo e aftas.

“É preciso deixar o flúor agir nos dentes por 30 minutos e só depois ingerir líquido. Antes desse tempo, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta e pode provocar cáries e erosão dentária”, afirmou. “Com a escovação imediata corre o risco de espalhar os ácidos na superfície dentária e causar danos ao esmalte dos dentes, principalmente se tiver consumido alimentos com mais ácidos ou ingerido bebidas com muita quantidade de açúcar, como é o caso de refrigerante, por exemplo”, completou.

Produtos alternativos na escovação

Quem busca por uma vida mais saudável e natural, evitando produtos químicos tão presentes nas pastas, pode optar por composições mais naturais.

Algumas opções à pasta de dente são famosas: a cúrcuma e a argila, óleo de coco, bicarbonato de sódio, carvão ativado e sal marinho, podem ser opções mais naturais. 

“A vantagem desses produtos naturais é a ausência de conservantes, de adoçantes, e acabam custando menos. Em contrapartida, precisam ser bem indicados e o acompanhamento de um dentista é essencial. explica a dentista Heloísa Crisostomo.

Receita natural de pasta pode ser feita em casa - reprodução

Creme dental natural

Para uma receita de creme dental natural você vai precisar de:

½ xícara de óleo de coco semi-sólida;

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;

1 colher (sopa) de xilitol ou 10 gotas de extrato de estévia;

10 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Misture muito bem todos os ingredientes e coloque em potinhos com tampa. Para usar, pegue o creme dental natural com uma colher e coloque sobre a escova de dentes, evitando mergulhar a própria escova na mistura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES