Especialista em moda indica altura ideal de barra da calça

Comprimento depende do modelo da calça e do calçado escolhido

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para fazer a barra da calça, todo cuidado é pouco. O comprimento é o detalhe que faz toda a diferença no visual, podendo realçar ou prejudicar o look. O indicado é que a barra não cause volume ou fique curta; mas, para cada modelo de calça, há o comprimento ideal.

Além do modelo de calça, o tipo de calçado que será usado com a peça interfere na altura da barra, comenta Caroline Oliveira, especialista em moda.

“Outra dúvida que recebo muito é se pode dobrar a barra. O que recomendo é que sempre opte por realizar a bainha, mas, para as calças retas, caso seja o estilo da pessoa, a dobra pode ser feita, desde que a barra fique na altura do osso do tornozelo. Assim, a modelagem seguirá reta”, explica Caroline.

As calças de boca aberta, como flare, pantalona ou boca de sino - que voltaram a ser tendência de moda -, precisam que a barra fique, ao menos, a um centímetro do chão, explica Caroline. “As barras destas calças não podem arrastar no chão, nem transmitir essa sensação, por isso essa altura é a mais indicada. Além disso, há um cuidado redobrado com o modelo de calçado. A barra deve cobrir o peito do pé, mas não cobrir demais o sapato.”

Para as calças skinny, a recomendação é o contrário. Conhecida por ser mais justa, a barra neste modelo deve seguir essa forma e ficar ajustada até onde inicia o pé. “Esse é o tipo de calça que deve se prestar atenção, pois se ficar a barra comprida formará um volume, o que deixará a peça deselegante”, frisa Caroline.

As calças sociais talvez sejam as que mais chamam a atenção em relação a altura. Para as mulheres, a recomendação segue a mesma: adequar a barra ao tipo de sapato. Seja salto, sapatilha ou sandália, a barra não pode arrastar no chão, mas também não pode ficar curta. Para os homens, a sugestão é que a barra fique, pelo menos, a dois dedos acima do salto do sapato. “Para os homens que preferem a clássica barra italiana, eles devem se atentar que a dobra atinja no máximo quatro centímetros”, comenta Caroline.

“É importante ressaltar que o tipo de tecido também influencia na hora de aplicar a barra, pois a máquina de costura precisa atender ao material. Opte sempre por realizar a aplicação da barra com costureiras profissionais, que realizarão o ajuste correto, deixando o caimento perfeito”, finaliza Caroline.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES