Espécies de tubarões primitivos são vistas pela 1ª vez na história

A descoberta ocorreu durante uma pesquisa realizada em águas profundas do arquipélago de Galápagos, no litoral equatoriano.

Tubarão | Sputnik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de Cientistas detectaram em águas profundas tubarões das espécies Notorynchus cepedianus e Hexanchus griseus, que nunca foram antes vistas no litoral do Equador. A descoberta ocorreu durante uma pesquisa realizada em águas profundas do arquipélago de Galápagos, no litoral equatoriano.

Segundo reportagem do site Sputnik, os investigadores da Fundação Charles Darwin e da Direção do Parque Nacional Galápagos, os tubarões da espécie Notorynchus cepedianus foram vistos a 210 metros de profundidade, enquanto os Hexanchus griseus a 418 metros, publicou a Fundação Charles Darwin. Pela primeira vez, cientistas observaram duas espécies de tubarão-vaca nas águas profundas da Reserva Marinha Galápagos. 

Ambas as espécies pertencem à família Hexanchidae, considerada entre os grupos de tubarões mais primitivos, informa a reportagem. Entre as características mais distintivas dos tubarões da família Hexanchidae figura seu número de brânquias, com seis a sete fundições, enquanto a maioria dos tubarões costuma ter somente cinco. Já em relação ao tamanho, os Notorynchus cepedianus costumam ter até três metros de comprimento, enquanto os Hexanchus griseus podem chegar a cinco metros. 

O achado ajudará cientistas e autoridades governamentais a traçar melhor planos de preservação para vida marinha no local, assim como mostra o quanto pouco se sabe sob o leito marinho do arquipélago.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES