Estátua do faraó Amenhotep III é encontrada

O secretário-geral do CSA, Zahi Hawass, disse na nota que a peça “é uma das mais maravilhosas estátuas da realeza faraônica”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu uma estátua do faraó Amenhotep III (1410-1372 a. C.) na cidade de Luxor, a 600 km ao sul de Cairo, segundo o ministro de Cultura do Egito, Farouk Hosny. Em comunicado divulgado pelo Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), o ministro afirmou que a parte posterior de uma estátua dupla desse rei, esculpida em rocha, foi desenterrada próximo de seu templo, a oeste do rio Nilo.

A representação de Amenhotep, sentado sobre um trono ao lado do deus Amon, a principal divindade de Tebas, capital do Egito no Médio Império (1975-1640 a.C.) e no Novo Império (1539-1075 a.C.), fica onde atualmente se localiza a cidade de Luxor. A estátua, que mede 1,3 m de altura e 95 cm de largura, leva na cabeça uma coroa dupla que representava o norte e o sul do Egito e uma peruca.

O secretário-geral do CSA, Zahi Hawass, disse na nota que a peça "é uma das mais maravilhosas estátuas da realeza faraônica encontradas ultimamente pela precisão que mostra a escultura e os detalhes do rosto do Amenhotep III". Hawass afirmou ainda que a descoberta dessa terceira estátua do rei na região aponta para a possibilidade de que existam mais delas na zona.

O comunicado afirma que as escavações prosseguem no local para desenterrar as outras partes da estátua, que podem ter 3 m de altura. Amenhotep III, que foi um dos mais importantes reis da dinastia XVIII, foi pai e avô dos faraós Akhenaton e Tutancâmon, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES