Estudo aponta que bebidas quentes podem causar câncer

Um estudo feito em 1991 mostrou que beber café aumenta o risco

Estudo aponta que bebidas quentes podem causar câncer | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo feito em 1991 mostrou que beber café aumenta o risco de câncer. A bebida foi classificada como sendo “possivelmente cancerígena para os seres humanos”.

Porém, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) apontou que que beber bebidas em temperaturas muito altas provavelmente contribui para o câncer no esôfago.

O estudo sobre o café foi feito em 1991 e hoje não é considerado confiável. Algumas descobertas inclusive sugerem que o café reduz o risco de alguns tipos de câncer, como no fígado.

O estudo mostrou que, o risco não é uma consequência do tipo de bebida que pode originar o câncer, e sim a temperatura.

Isso porque bebidas quentes causam danos nos tecidos, particularmente na mucosa do esôfago, mas lesões por escaldamento de tecidos não são conhecidas por causar câncer. Os dados experimentais sugerem que o câncer pode surgir quando a lesão do tecido entra em contato com um agente cancerígeno, como a nicotina.

Pesquisas recentes contam que existe um grande número de exemplos, em que a exposição a agentes cancerígenos combinados com lesões crônicas ou inflamação foram relevantes para o surgimento do câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES